Diógenes Moura lança primeiro romance ‘Vazão 10.8 - A Última Gota de Morfina’

Pré-lançamento será nesta quinta-feira (24), a partir das 19h, em sala do Zoom aberta para o público

O Liberal
fonte

O premiado escritor pernambucano Diógenes Moura realiza hoje o pré-lançamento do primeiro livro de romance que intitulado “Vazão 10.8 – A Última Gota de Morfina” (Vento Leste Editora, 104 páginas). O evento está marcado para essa quinta-feira (24), a partir das 19h, aberto ao público com a participação do autor com o crítico e ensaísta Manuel da Costa Pinto, online, pelo Zoom. O livro se inspira em fragmentos da vida de única irmã do escritor que foi vítima de um câncer fulminante.

 A obra traz tons impressionistas, extraordinários e memorialísticos. “Em Vazão 10.8 – A Última Gota de Morfina o maior desafio não foi a escrita, mas sim viver e enfrentar o que seria a ausência definitiva da minha irmã. Até hoje não sei explicar direito o que vi e senti naqueles dias de despedida. Prefiro pensar que escrevi um livro como se escrevia na Idade Média, onde romance e a poesia eram a mesma coisa”, reflete.

Diógenes já conquistou diversos prêmios no Brasil e no exterior por livros de crônicas, contos e ensaios. Em 2010, com “Ficção Interrompida [Uma Caixa de Curtas]” (Contos/Crônicas, 112 páginas, Ateliê Editorial) recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Artes) de melhor livro de contos/crônicas. No ano seguinte, a publicação foi finalista do Prêmio Jabuti, na mesma categoria. Em dezembro de 2020, publicou “O Antiacarajé Atômico – Dias Pandêmicos” (Selo Exu de Dentro, Edição do Autor) escrito entre março e agosto de 2020, durante os primeiros meses da pandemia.

O novo romance “Vazão 10.8 – A Última Gota de Morfina” é um memorial da única irmã do autor. Apesar de um câncer terminal, a vida da protagonista é contada com sutilezas, dramas e abundância de acontecimentos numa celebração à existência e às memórias familiares. A história é escrita em uma prosa poética com tonalidades impressionistas em que os contornos das memórias rememoradas ficam embaralhados entre tempo e espaço.

“Não me interessava escrever uma biografia ou um perfil porque seria pouco, muito pouco para tudo o que ela viveu e tudo o que eu presenciei. Não seria literatura, seria jornalismo. Também não me interessava transformar esse drama na escrita de uma grande tragédia familiar. Novamente seria muito fácil, quase pífio. Me interessa a literatura de segredos, de descobertas, de lentidão ao construir uma frase, da agonia da espera para que o próximo verso chegue aos poucos, lentamente”, destacou Diógenes Moura.

Pré-lançamento “Vazão 10.8 – A Última Gota de Morfina”

Autor: Diógenes Moura

Data: hoje (24) quinta-feira

Horário: às 19H

Link para o lançamento online: https://us02web.zoom.us/j/86347060991

ID da reunião: 863 4706 0991

104 páginas

Preço: R$40,00

Vendas pelo site: ventolestelivraria.com

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA