MENU

BUSCA

De volta à cena, Batom Carmim mostra identidade autoral

Após 16 anos, Batom Carmim retoma as atividades, com os mesmos integrantes, mas com uma identidade mais autoral

Bruna Lima

Quem viveu a noite de Belém no final da década de 90 e início de 2000 vai recordar dos shows embalados pela Banda Batom Carmim. O trio elétrico em Mosqueiro, as apresentações no Cosanostra, Boteco das 11 e entre outras baladas da cidade que ficaram marcadas com a presença da banda. Após 16 anos, Batom Carmim retoma as atividades, com os mesmos integrantes, mas com uma identidade mais autoral.

As meninas Patricia Lia e Flávia Anjos, vocalistas da banda, disseram que decidiram retomar com o projeto em 2019, durante uma apresentação despretensiosa em uma casa de show, em Belém. "Eu e a Flávia sempre fomos amigas, mesmo com o fim do projeto nunca perdemos o contato. Em julho de 2019, ela estava se apresentando em uma casa de show e me chamou para dar uma canja, naquele dia surgiu a vontade de voltar com o projeto", explicou Patrícia. 

Patrícia disse que o público ficou eufórico e cheio de nostalgia após ver a dupla junta novamente. "Foi muito bom ver a recepção das pessoas, elas ficaram pedindo pelo retorno da banda. Naquele dia a gente resolveu que teria uma conversa para decidir sobre esse retorno do projeto", acrescenta Patrícia.

Uma das condições para o retorno era manter a banda original, diante disso, elas marcaram uma reunião com os antigos integrantes e eles toparam. A banda é formada por Peres Santiago (guitarra), Fernando Collins (baixo) e Guilherme Câmara (bateria).   É importante lembrar que nos primeiros anos de Batom Carmim a banda tinha a presença de mais uma vocalista, a Adriana Cavalcante, mas saiu de Belém e as meninas seguiram com o projeto.

Flávia e Patrícia explicam que a Batom Carmim foi um projeto que marcou não apenas a noite de Belém, mas em vários cantos do estado. Elas recordam as casas cheias durante o show. "A gente tinha um público muito bom, pois os nossos shows tinham lotação garantida", recorda Patrícia.

O repertório da banda passava pelo pop rock até o axé e reunia um grande público. "O bacana é que a gente tocava o que a gente gostava de ouvir e acredito que isso era um diferencial, pois a gente colocava o público para dançar. A gente tinha uma agenda agitada tanto em Belém como pelo interior. Com o Batom Carmim conseguimos rodar todo o estado e também estados vizinhos como Maranhão e Ceará", destaca Patrícia.

Para Flávia, o retorno do grupo vem sendo uma grande satisfação, pois já vinha vivendo essa nostalgia há algum tempo. A decisão de retornar com a banda traz memórias, mas também a vontade de mostrar uma cara nova. "A gente volta com saudade e com maturidade para essa nova fase do projeto e isso traz um sentimento muito bom", explica Flávia.

Além do repertório contagiante, o grupo pretende conciliar com uma identidade mais autoral, já que os anos de experiência com a música surge essa vontade de mostrar um novo momento do projeto. " A gente está em um outro momento da vida e da carreira. Nesse retorno queremos mostrar de forma mais forte a nossa identidade", acrescenta Flávia.

Trabalho autoral

A banda já lançou o primeiro single "Algodoal" para marcar essa nova fase. A música é de Márcio Macedo e produção de Dan Bordalo. Além do single, as meninas já estão trabalhando no clipe da música que tem previsão de lançamento para o final do mês de março. Nesse período de isolamento em decorrência da pandemia do novo coronavírus, está sendo propício para trabalhar as produções musicais do projeto.

"Como estamos nesse momento de reclusão, estamos aproveitando para trabalhar nas músicas. Recebemos várias canções do Márcio e de outros compositores, estamos com um material muito bom", pontua Patrícia. A ideia é analisar todo o material para montar o EP que marca esse retorno da banda. A intenção é de lançar este trabalho neste ano.

"Quando decidimos retornar logo em seguida veio a pandemia, ficamos bem preocupadas e desanimadas, mas a gente vem recebendo muito apoio e decidimos prosseguir e investir nesses lançamentos", explica Patrícia. Após o lançamento do clipe, a banda vai anunciar uma live pelas redes sociais.

Sucesso

A banda Batom Carmim fez tanto sucesso em Belém que as meninas foram convidadas pelo Chimbinha, em 2005, para ocuparem a banda “Amor Perfeito”, com esse projeto as meninas rodaram o Brasil com shows e apresentações em programas de TV, um deles foi o programa da Xuxa, na Globo.

No começo de 2006 lançaram o primeiro CD que leva o nome da banda Amor Perfeito III, pois nas outras formações foram gravados dois álbuns e a música que estourou no Brasil foi ‘Love Louco’. O segundo trabalho do Amor Perfeito vem em forma de DVD/CD. Gravado no Cidade-Folia, em Belém, com produção de Chimbinha e a participação especial de Joelma na música ‘Vida’.

Quem quiser acompanhar essa nova fase da banda é só seguir pelo instagram @batomcarmim_oficial, YouTube "Banda Batom Carmim" e facebook.

 

 

Cultura