Dança Pará Festival lança formato virtual durante quatro dias de programação
A programação é variada, traz pluralidade de informações da dança e promove experiências e intercâmbio

Dançarinos nacionais e internacionais vão apresentar suas obras no 29º Dança Pará Festival, que começa nesta quarta-feira (9) com formato on-line. A programação é variada,traz pluralidade de informações da dança e promove experiências e intercâmbio. O evento encerra no próximo dia 12 de dezembro com premiações especiais para os três primeiros colocados da Mostra Lockdown e bolsas de estudo, cursos, oficinas e entre outros prêmios.
A abertura do evento está marcada para às 19h pelo canal do youtube do festival. A Companhia Tribos Ballet Teatro apresenta a coreografia Flash Mob Círio de Maurício Quintairos, que mostra a cultura, lendas e mitos da Amazônia. Em seguida uma live com convidados especiais, a paulista Ana Bottosso da Companhia de Dança de Diadema, São Paulo, que apresenta a coreografia “Piano e Corpo” em parceria com a Pianista Eudóxia de Barros. O bailarino Pedro Bueno do Ballet Stagium, São Paulo, traz a coreografia “Fata. Ainda na noite de abertura, terá o “Prêmio Dança Pará Vídeo Dança” com a participação de 20 Companhias de todo Brasil e entre outras apresentações.
No segundo dia de evento, a Live Dança, às 19h, terá participação especial do carioca Edson Damazzo by Funt Stic e Ramirez Menezes do Stúdio Master Dance Centro de Dança, do Rio de Janeiro, com partcipação on-line da Falcão Companhia de Dança de Niteroi. A programação desta noite segue com o “Prêmio Dança Pará 2020 Mostra Web Dance” com a particpação de diversas companhias do Brasil. Terá também o Fashion Dance Show, desfile performático criado exclusivamente para o Dança Pará 2020, onde o estilista paraense Jean Negrão apresenta uma coleção temática no universo da pandemia.
Maurício Quintairos, que é diretor artístico do evento, explica que toda a programação foi pensada como forma de não comprometer a qualidade do evento, já que todo ano ocorre de forma presencial. “Como estamos nesse período de pandemia, resolvemos pensar em um formato virtual e com a plurallidade de sempre, pois a programação já faz parte do calendário cultural e é uma forma de troca de aprendizado com artistas locais, nacionais e internacionais”, destacou.
O terceiro dia traz convidados especiais como o coreógrafo paulista Erick Gutierrez da Pléxus Centro de Dança e a bailarina Thais Dinis, de São Paulo, que apresenta o famoso ballet de repertório. A noite conta com mais uma etapa do “Prêmio Dança Pará Mostra Lockdown” com 30 companhias de dança participando.
O último dia de evento, a tradicional “Noite dos Campeões”, no dia 12, às 19h inicia com a Live Dança com os bailarinos Ronaldo Martins e Rachel Ribeiro do Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em seguida apresentarão o ballets de Repertório, Scheherazade do coreógrafo Michel Fokine.
Ainda na noite de encerramento será divulgado os ganhadores do “Prêmio Dança Pará 2020” na Mostra Web Dance, Vídeo Dança e Mostra Lockdown, onde todas as companhias participantes receberão certificação on-line e as primeiras três companhias (1º, 2 e 3º lugar) que mais se destacaram receberão bolsas de estudo, cursos, workshops, residências, credenciais para festivais de dança no Brasil, além de brindes das empresas parceiras do evento.
O evento é realizado pela Companhia de Arte Produções em parceria com empresas locais. A coordenação é do coreógrafo Maurício Quintairos, do produtor cultural Darley Quintas e equipe experiente da Companhia de Arte Produções.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA