Cortejo cultural marca a abertura da quadra junina em Castanhal
O arrastão chamou a atenção dos apaixonados pelas festas da época, ao som da Banda Municipal 28 de Janeiro
O dia 1º de junho abre oficialmente a temporada das festas de São João em Castanhal, no nordeste do estado. Um cortejo realizado na manhã desta quinta-feira, partiu da praça da Matriz, percorrendo parte da avenida Barão do Rio Branco, no centro comercial da cidade, em direção à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), para anunciar a chegada da época mais colorida e animada do ano e a programação do 19º Festival de Cultura Junina.
O cortejo cultural arrastou os apaixonados pela quadra junina ao som da Banda Municipal 28 de Janeiro, que animou o público com forrós e músicas da época. O coordenador de Cultura da Secult, Thiago Cardoso, falou sobre o evento: “Essa abertura da quadra junina reforça das tradições nordestinas de Castanhal e chama a atenção da população para o que vem por aí. Esse ano teremos a 19ª edição do Festival de Cultura Junina, que será um dos melhores que Castanhal já teve. O ano passado marcou a volta da programação no pós pandemia, e para esse preparamos mais atrações e com um estrutura muito maior. Em 2022 tivemos somente sete grupos juninos, mas, nesse ano serão 15. Termos também apresentações artísticas locais, feira de artesanato e comidas típicas”, contou.
O 19º Festival de Cultura Junina será realizado na praça do Estela, nos dias 22, 23 e 24 de junho, a partir das 19h.
A força das tradições juninas em Castanhal se explica pelo fato do município receber um grande número de nordestinos. A vendedora Ana Clara Garcia é filha de pernambucanos e participou do cortejo. Ela falou um pouco da ansiedade pelas festas de São João.
“Sem dúvida que o mês de junho é o meu preferido. As comidas, as músicas e as festas são minhas paixões, e tudo herança da família do meu pai, que é de Pernambuco. Então desde criança eu sou acostumada com essa cultura. E esse momento aqui dá até um frio na barriga”, disse Ana Clara Garcia.
VEJA MAIS
O evento é promovido pela Prefeitura de São Caetano de Odivelas com o objetivo de consolidar a cidade como uma nova rota turística da região nordeste do Estado.
Todas as apresentações de bois, quadrilhas e shows acontecem na Praça Dr. Claudio Rendeiro, que recebeu esse nome em homenagem ao juiz de mesmo nome conhecido pelo célebre personagem Epaminondas Gustavo, criado por ele para apresentar, de forma leve e engraçada, a cultura e os costumes do Pará.