MENU

BUSCA

Confira oito sugestões de filmes para assistir no dia do professor

Filmes mostram dura rotina daqueles que contribuem para uma sociedade melhor através da educação

O Liberal

A dura missão de ensinar vai além das salas de aula. O dia a dia dos professores, que comemoram sua data hoje (15), já inspirou roteiros de vários filmes dos gêneros mais diversificados. Então, separamos oito títulos para você se deliciar nesse mundo de amor e aprendizado. 

1. Ao Mestre, com carinho 

Estrelado por Sidney Poitier, o filme de 1967 mostra a história do engenheiro eletrônico Mark Thackeray (Poitier). Após várias tentativas de conseguir emprego, ele aceita ser professor em uma escola de Londres. Negro, Thackeray luta para conquistar o respeito de uma turma majoritariamente branca com alunos dispostos a destruir a sala de aula. O filme foi inspirado na semi-autobiografia do professor e diplomata E. R. Braithwaite.

2. Meu mestre, minha vida 

Convidado por seu amigo Frank Napier (Robert Guillaume), o professor Joe Clark (Morgan Freeman) assume a direção de uma escola problemática em Nova Jersey. Comandando o colégio com métodos pouco ortodoxos, Clark lida com problemas envolvendo tráfico de drogas e violência. Além disso, ele precisa ajudar alguns alunos a passar no exame de final de ano. Apesar de seus métodos nada convencionais, o diretor conquista admiradores e inimigos.

3. Escritores da Liberdade

Inspirado na vida de Erin Gruwell, o filme mostra a luta da professora idealista em uma escola de um bairro pobre. Lidando com alunos rebeldes, Erin (Hilary Swank) convive com uma grande tensão racial. Como forma de conquistar os estudantes, ela passa a usar métodos diferentes de ensino e chega a comprar livros com o próprio dinheiro para conseguir passar noções de tolerância à classe.

4. A voz do coração

O reconhecido maestro Pierre Morhange (Jacques Perrin) volta para casa após receber a notícia da morte da mãe. Ao chegar, ele recorda sua infância através do diário de seu antigo professor de música, Clément Mathieu (Gérard Jugnot). Então, o filme volta para a década de 40, quando o rebelde Pierre (Jean-Baptiste Maunier) vive em um internato dirigido por Rachin (François Berléand). Com dificuldades para manter a disciplina dos alunos, a situação muda com a chegada do professor Mathieu que descobre o talento musical do futuro maestro de sucesso.

5. Sociedade dos poetas mortos

Clássico da carreira de Robin Williams, esse drama de 1989 mostra a rotina do professor John Keating (Williams) em uma escola preparatória para jovens. Fugindo da tradição da escola, Keating desafia os alunos a correrem atrás de suas próprias paixões. O filme foi vencedor do Oscar 1990 na categoria de Melhor Roteiro Original.

6. O sorriso de Monalisa

Julia Roberts vive a professora de história da arte Katherine Watson. Em plena década de 50, Watson vai lecionar em uma rígida escola feminista onde as mulheres estudam para se tornar esposas cultas e mães responsáveis. Com uma mente mais liberal, a professora enfrenta a administração da escola e os costumes da época para abrir a mente de suas alunas.

7. Como estrelas na Terra

O filme indiano discute a dificuldade de aprendizado devido à dislexia. Dirigido e estrelado por Aamir Khan, o longa lançado em 2007 conta as agruras do pequeno Ishaan Awasthi (Darsheel Safary). Enviado pelos pais para um colégio interno, ele é maltratado pelos professores até conhecer Nikumbh (Aamir). O jovem professor descobre a dislexia de Ishaan e assim o menino começa uma jornada de aprendizado e descoberta do mundo da alfabetização

8. Mentes Perigosas

Michelle Pfeiffer dá vida a ex-oficial da Marinha, LouAnne Johnson, que abandona a Academia pra realizar o sonho de ser professora de inglês. Entretanto, a primeira escola onde ela vai lecionar é formada por uma maioria de negros, latinos e pobres. Sem sucesso com a classe através de métodos convencionais, LouAnne passa a dar aulas de karatê e tocar músicas de Bob Dylan para lidar com a rebeldia da turma..

Cultura