Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas 2025 tem R$ 570 mil em prêmios
Evento celebra a cultura popular paraense e reúne quadrilhas de todo o estado em uma grande festa junina
Já estão abertas as inscrições para o 21º Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, evento tradicional que faz parte da programação “Arraial de Todos os Santos”. O edital com as regras do festival foi publicado na segunda-feira (5), no Diário Oficial do Estado (DOE), e as inscrições ficam disponíveis até o dia 12 de maio.
Realizado pelo Governo do Pará, o concurso premia, todos os anos, os melhores grupos de quadrilha do estado em uma grande festa de celebração à cultura das festas juninas, que tomam conta do Brasil neste período. A premiação total do concurso, para este ano, é de cerca de R$ 570 mil.
De acordo com o edital do concurso, haverá faixas etárias mínimas para certas categorias de quadrilhas: misses mirins e quadrilhas juninas com idade mínima de cinco anos completos e idade máxima de 14 anos completos até a data da inscrição. Já quadrilhas juninas e misses adultas terão idade mínima de 13 anos completos, também até a data da inscrição. Para as misses caipiras da diversidade, a idade mínima é de 18 anos completos até a data da apresentação.
Segundo o presidente da Fundação Cultural do Pará (FCP), Thiago Miranda, o concurso tem o objetivo de incentivar a cultura e as atividades artísticas no estado.
“O concurso de quadrilhas juninas, assim como o edital de folguedos, é mais uma ação do Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará, que objetiva promover e democratizar o acesso aos recursos para o fomento de bens e serviços artísticos e culturais e surge como estratégia para a valorização e visibilidade da produção no âmbito da Cultura Popular do Pará”, ressalta Thiago.
O cabeleireiro Júnior Borges, 49, é apaixonado por quadrilhas juninas e participa de festejos desde os 15 anos de idade. Animado para o concurso deste ano, ele conta que não vê a hora de dançar na avenida com o grupo Reino de São João.
“Quando começa esse período, a gente fica muito ansioso com os preparativos, porque já vai começar um pré-São João. Estamos naquela fase de ensaios, decoração dos figurinos, e, em todos os anos, a emoção é muito grande, como se fosse o primeiro ano. Na minha família, a gente respira São João, e a expectativa é sempre de fazer uma grande festa”, conta Júnior, que também atua como coreógrafo na quadrilha Cheiro do Pará, de Barcarena.
Júnior destaca que, além de promover a cultura, as quadrilhas juninas também têm uma importância social, ajudando na retirada de jovens de situações de perigo.
“Em Barcarena, trabalhamos com muitos adolescentes e falamos sobre drogas, sobre gravidez... A gente abrange e ajuda a tirar essas pessoas do risco. Nossa quadrilha se renova a cada ano e hoje já conta com filhos dos brincantes mais antigos, uma coisa que vai passando de geração em geração”, acrescenta o quadrilheiro.
As apresentações das quadrilhas inscritas no 21º Concurso Estadual de Quadrilhas acontecem entre os dias 13 e 27 de junho. Já a apuração e a cerimônia de premiação ocorrem, respectivamente, nos dias 28 e 29 de junho.