Clubes do livro em Belém fortalecem leitura de obras da literatura brasileira
Espaços culturais na capital paraense se mobilizam para manter viva a paixão por histórias contadas por autores nacionais.
Celebrado hoje, 1º de maio, em homenagem ao nascimento do escritor José de Alencar, o Dia da Literatura Brasileira visa incentivar a leitura de obras nacionais. Em Belém, esse estímulo também ocorre por meio de clubes de leitura, nos quais leitores se reúnem para debater livros previamente escolhidos, compartilhando reflexões, opiniões e críticas.
O livreiro Thyago Silva, que trabalha em uma livraria de Belém que disponibiliza o espaço para clubes de leitura e palestras, fala sobre a importância do Dia da Literatura Brasileira. Para ele, o 1º de maio “representa um chamado”. “Fazer literatura é um trabalho de guerrilha, ainda mais para as novas autorias, que tentam avançar nesse mercado. Então, esse dia me vem como a possibilidade de um chamado para que os leitores conheçam e embarquem mais nas obras do nosso país, [para] conhecer a gama de diversidade literária e estilística que não deve em nada para nenhuma literatura estrangeira. Pensar a literatura brasileira é também um aro decolonial”, destacou o livreiro.
VEJA MAIS
"O tempo foi o critério escolhido por nós para definir as leituras que seriam feitas este ano e, por uma feliz coincidência, o livro que abriu a lista de 2025 foi Ciranda de Pedra, de Lygia Fagundes Telles, uma das mais renomadas escritoras da nossa literatura. Mas essa não foi a primeira vez que o Lumos nos aproximou de autores nacionais: em outros momentos, já lemos Carolina Maria de Jesus, Jeferson Tenório, Carla Madeira, Stênio Gardel, Jorge Amado, José Faleiro, Fabiane Guimarães, Karin Hueck e os paraenses Pedro Augusto Baía e Edyr Augusto. E isso reflete o que tem de mais maravilhoso em um clube do livro, que é nos darmos a chance de conhecer obras que sozinhos provavelmente nem conheceríamos. Além disso, é sempre uma surpresa positiva quando lemos um livro nacional, a identificação é muito maior com os personagens e histórias", completa Thaís Siqueira.