MENU

BUSCA

Claudio Wallace volta fazer shows presenciais na Estação das Docas

Confira também a programação virtual de artistas e plataformas durante o mês de julho

Ana Carolina Matos

Shows físicos

O cantor Claudio Wallace apresenta o show Acoust Classic Rock nos dias 17, 24 e 31 de julho, às 19h. A apresentação marca também um retorno da programação física na Estação das Docas. O show, em formato acústico, traz canções de Beatles, Pink Floyd, Nirvana, Bread, Simon and Garfunkel, Elton John, Queen, Rolling Stones, Elvis Presley, Bob Dylan e outros grandes nomes do Rock. Informações: (91) 98543-6144.

Shows virtuais

No dia 23 de julho, Cris Matos promove um show virtual inédito para os fãs, a Roda de Samba do Violão Sambado. A programação, que contará com convidados espeicias, será transmitida por meio do Facebook da cantora, a partir das 19h. A programação visa arrecadar recursos para os envolvidos na produção da atração.

Bell Marques será o primeiro artista a fazer uma live em cima de um trio elétrico. A apresentação será transmitida de Fortaleza, no dia 25 de julho, a partir das 16h. A data coincide com o fim de semana em que seria realizado o Fortal 2020, carnaval fora de época que foi cancelado por conta da pandemia. A live reunirá os principais sucessos do artista e poderá ser acompanhado no Youtube.


O cantor Salgadinho acaba de anunciar sua segunda live beneficente. A apresentação acontece no dia 26 de julho, domingo. Assim como a anterior, a transmissão tem como objetivo arrecadar dinheiro e alimentos para os profissionais da área de entretenimento, uma das mais afetadas devido a covid-19. A transmissão será pelo canal do youtube do artista

Infantil

Pela primeira vez a plataforma “Dentro da História” agrega a seu portfólio um livro inspirado no conteúdo de um filme infantil. Intitulado “Patrulha Canina: Uma Corrida Radical”, o lançamento da plataforma coloca os fãs da Patrulha Canina dentro da narrativa do filme, como personagens da história. As histórias ficam disponíveis em www.dentrodahistoria.com.br.

A plataforma online Colorindo o Dia, criada pela agência Purple Cow, oferece videoaulas de desenho às crianças, com os temas "Play na Criatividade" e "Qualquer Forma é Qualquer coisa", ministrados por artistas parceiros da Faber-Castell. O intuito é disponibilizar conteúdos divertidos e ensinar novas ferramentas para que as crianças consigam inundar a internet com positividade, do jeito que só elas sabem, desenhando.

O Cartoon Network lança atividades digitais para crianças disponíveis no site do canal. A plataforma traz dicas de como as crianças podem se cuidar, inclusive aprender a lavar as mãos; vídeos tutoriais com lições de como desenhar os personagens favoritos; estímulos para se mexer; clipes dos melhores momentos dos shows favoritos; jogos online grátis no CN Games. As crianças podem ainda enviar os próprios desenhos na plataforma cnfanart.com/br/

Cinema, TV e Espetáculos

O mês de julho está repleto de cultura e interação no Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Com atividades inéditas, como a ação Uma Noite no Museu, a programação será veiculada pelas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) e na página especial da internet (www.museucasadeportinari.org.br/culturaemcasa). A programação vai até o final de semana. O público poderá participar com dúvidas e perguntas, além de poder admirar a paisagem ao vivo.

O público pode conferir a íntegra de uma obra marcante do repertório da SPCD: O Sonho de Dom Quixote, criada especialmente por Márcia Haydée para a Companhia em 2015. Vídeo na íntegra, pelo período de 15 dias, no canal da São Paulo Companhia de Dança no YouTube.


O Theatro Municipal de São Paulo disponibiliza na íntegra da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioachino Rossini, no canal oficial do Youtube. Também estão disponíveis no canal as óperas “A Viúva Alegre” e “Rigoletto” e o espetáculo “A Biblioteca de Babel” com o Balé da Cidade de São Paulo, entre outros conteúdos.

Nesta semana, a programação do Cinema #EmCasaComSesc exibe o clássico De Crápula a Herói, de Roberto Rossellini; Manifesto, do cineasta e multiartista alemão Julian Rosefeldt; o documentário Todos os Paulos do Mundo, de Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira e a animação infantil Molly, a Monstrinha, de Matthias Bruhn, Michael Ekbladh e Ted Sieger. Toda semana, sempre a partir de quinta-feira, tem quatro novos filmes para streaming: sescsp.org.br/cinemaemcasa.

O Itaú Cultural lança o projeto Camarim em Cena, uma série de 16 entrevistas gravadas com personalidades do teatro, da dança, do circo e da música sobre o ofício dos atuadores, em diálogo aberto sobre suas formações e processos criativos. Os vídeos estão disponíveis no site itaucultural.org.br.

Distribuidores e exibidores de cinema se unem para disponibilizar filmes inéditos toda quinta-feira, por meio da plataforma cinemavirtual.com.br. Cada sessão custa R$ 24,90 e vale por 72 horas. Os filmes podem ser assistidos em até três plataformas diferentes, entre celular, TV, computador, tablet. O objetivo é manter 10 filmes disponíveis.

A Cia Banquete Cultural apresenta nos dias 18 e 25 de julho, das 19h às 20h10, seu primeiro espetáculo online em tempo real: a leitura dramatizada de Ata-me as mãos aos pés da cela. Com autoria e direção de Jean Mendonça, o espetáculo inédito será transmitido pelo Youtube e tem no elenco Rose Abdallah, Beth Grandi e Elton Lellis, além de supervisão de Silvana Stein, produção e fotografia de Marcia Otto e direção de arte de Alexandra Arakawa.

O Oi Futuro lançou o Acervo Online Museu das Comunicações e Humanidades, plataforma digital que expõe mais de 3.800 itens inéditos de sua coleção, entre fotografias históricas, objetos e documentos. O museu pode ser acessado pelo link: https://oifuturo.org.br/espacos/musehum/. A plataforma foi criada para ampliar o acesso ao acervo, preservar a memória, abrir novas formas de interação com o público, para além do espaço físico, e provocar novas experiências, com trilhas digitais de visitação.

O público encontra no Festival Varilux Em Casa uma seleção de 50 filmes de edições anteriores do Festival Varilux de Cinema Francês com diversidade de títulos e gêneros gratuitamente, até o dia 27 de agosto. Há comédias (Amor à Segunda Vista), dramas (A Viagem de Fanny), filmes históricos (A Revolução em Paris; Cyrano mon Amour) e thrillers (Carnívoras). E ainda estão disponíveis seis longas de animação dublados ou legendados para as crianças assistirem sozinhas ou com a família: Abril e o Mundo Extraordinário; A Raposa Má; O Menino da Floresta; Asterix e o Domínio de Deuses; Asterix e a Poção Mágica e Um Gato em Paris. Para ver os filmes basta acessar o link: www.festivalvariluxemcasa.com.br e fazer um cadastro simples.

Literatura

O autor Tiago Santos-Vieira disponibiliza dois livros de suspense de thriller psicológico de autoria dele para download gratuito durante a quarentena: “Dança das Bestas” e “Elos do Mau Agouro”. Basta acessar o site da editora c5livros.com.br.

A Fan The Flame Concepts LLC lança sua quarta série de quadrinhos do título Neymar Jr. Comics. Intitulada de Inked: A Steady Hand (Uma Mão Firme, em português), a série está disponível gratuitamente para os mais de 3,1 milhões de seguidores da Neymar Jr. Comics pelo mundo. Para ler, basta acessar o site www.NeymarJrComics.com ou baixar o app oficial que está disponível tanto na Apple Store, para sistema iOs, e na Google Play, para sistema Android.

A Editora Mundo Cristão disponibiliza 18 audiolivros gratuitos no Deezer e Spotify: o best-seller de Gary Chapman, "As cinco linguagens do amor", "Novo Testamento" com texto da Nova Versão Transformadora (NVT); "O evangelho maltrapilho", "O anseio furioso de Deus", "O Peregrino", "Cristianismo descomplicado", "Louco Amor", "Ortodoxia", "Decepcionado com Deus", "Perdão Total", "O Deus que abre portas", "Jesus Copy", "Família indestrutível", "Formigas", "Discipulado", "Confissões", "Na jornada com Cristo" e "O impostor que vive em mim".

Arte e Cultura

O cantor Antônio de Oliveira continua com a série de lives “Na Madruga Boladona”, em que recebe convidados de diversos estados para trocar vivências sobre sexualidade, gênero, cor, classe, música e artes em geral. As transmissões são feitas pelo perfil do artista no Instagram (@antonio_deoliveira), sempre às 23h55; e também ficam disponíveis no IGTV.

A plataforma Bossa Criativa – Arte de Toda Gente reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e formas de economia criativa. O foco do projeto é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades iniciam neste mês, com “pocket shows”, performances e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br e em mídias sociais, com participação de artistas de todo o Brasil.

O projeto #JHSPOnline, da Japan House São Paulo, vem apresentando diariamente em suas redes sociais uma programação repleta de conteúdo e atividades, para reforçar e manter o compartilhamento das diferentes vertentes do Japão contemporâneo. Atividades lúdicas no estilo ‘faça você mesmo’ são destaque no canal do centro cultural no Youtube, com vídeos didáticos e divertidos que colaboram para unir e entreter toda a família dentro de casa.

O FAMA Museu - Fábrica de Arte Marcos Amaro, instituição sediada em Itu, no interior de São Paulo -, promove uma série de ações e atividades culturais, artísticas e educativas em suas redes sociais. O público pode conhecer mais sobre o acervo extenso do Museu por meio de vídeos com os curadores: Ricardo Resende e Ana Carolina Ralston. Ambos comentam trabalhos que integram a coleção e apresentam trajetórias dos artistas na série #ObrasComentadas.

No dia 17 de julho, o Itaú Cultural começa a apresentar os projetos selecionados na série de editais Arte como Respiro. O foco é cênicas, primeiro segmento a lançar um edital e a selecionar os trabalhos. A atividade, que segue até dia 19 de julho e retorna no dia 22 até 26, conta com apresentações para crianças, sempre às 15h, e para adultos, sempre às 20h. A programação do dia ficará no ar por 24h, para ceder espaço para a apresentação do dia seguinte.

Entre os dias 22 e 27 de julho ocorre a 13ª edição do Latinidades, o maior festival de mulheres negras da América Latina. Pela primeira vez o evento será realizado 100% online, por conta da pandemia de covid-19. Em uma edição totalmente digital via Youtube, o festival este ano conta com uma intensa programação com mais de 60 atividades, entre painéis, shows de música, recitais de poesia, workshops, vivências, oficinas, rodas de conversa e espaço infantil. Participam todas as regiões brasileiras e mais nove países: Colômbia, Guiné Bissau, Nigéria, Barbados, Haiti, Costa Rica, Cuba, Jamaica e Etiópia.

Editais e Concursos

A Orquestra Ouro Preto lança o Prêmio Orquestra Ouro Preto The Beatles, que vai distribuir R$ 50 mil e selecionar 10 propostas de videoclipes para as músicas que compõem o álbum “The Beatles Vol. 2”, que será lançado em breve. O edital é voltado para artistas que trabalham com produções audiovisuais. Os vídeos deverão expressar a força dos sentimentos presentes em cada uma das 10 músicas que integram o CD. O edital e as informações completas sobre as inscrições e regras das propostas estão no site www.orquestraouropreto.com.br. As inscrições seguem até o dia 14 de julho.

Estão abertas as inscrições para o edital Trama das Águas: Literatura contemporânea produzida por mulheres no e do Pará. A iniciativa, da Monomito Editorial, visa publicar um livro com textos inéditos que possam representar um recorte da produção literária feita por mulheres cis e trans do Pará ou que vivem no território paraense. Serão selecionados 30 textos de ficção, dos quais 15 são em prosa literária e 15 em versos. Os escritos serão recebidos até dia 16 de julho de 2020. Mais informações podem ser acessadas em https://monomitoeditorial.com/trama-das-aguas/.

O Prêmio Cabíria, voltado a incentivar o protagonismo das mulheres no audiovisual, está com as inscrições abertas até 31 de julho pelo site cabiria.com.br. Este ano, a categoria “piloto de série documental” se soma às existentes nas edições anteriores: “longa de ficção”, “argumento infanto-juvenil de longa de ficção” e “piloto de série de ficção”. Cada categoria celebrará premiações para roteiristas negras e indígenas. Para participar os roteiros e argumentos devem ser de autoria ou coautoria feminina e as narrativas devem contar com pelo menos uma protagonista feminina. A taxa de inscrição é de R$ 80 com valor promocional a R$ 50 até hoje, 10. Até dia 15 de julho, roteiristas negras, indígenas e mulheres trans poderão requisitar inscrições gratuitas.

Até 31 de julho de 2020, a Nave Gris Cia Cênica receberá obras de bailarinas(os), coreógrafas(os), performers e artistas do audiovisual de todo o país que exploram a linguagem videodança. As produções selecionadas estarão na GIRA - Mostra Nave Gris de Videodança, que tem previsão de estreia para o segundo semestre deste ano, na cidade de São Paulo. Tanto o regulamento da mostra como o formulário para inscrições estarão disponíveis a no site navegris.com.br. O resultado dos selecionados será divulgado em 31 de agosto.

O perfil SobreGentes Arte (@sobregentes) recebe inscrições para o lançamento de seu próximo livro.  A ideia da obra é valorizar e apoiar o artista independente, principalmente em tempos de isolamento social. Para o livro, o SobreGentes selecionará, através de um grupo de curadores, até 100 artistas das mais diversas áreas, que ganharão, cada um, duas páginas na publicação: uma com a foto da obra e outra com uma mini entrevista. Serão aceitas inscrições para fotografia, literatura, desenho, ilustração, colagem, pintura, escultura, música, dança e teatro. Os interessados podem se inscrever até 30 de julho, pelo site www.sobregentes.com.br/arte.

Estão abertas as inscrições Ao 15º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, que ocorre de 3 a 10 de dezembro na rede Cinépolis – a previsão é que seja presencial. Podem concorrer longas e curtas metragens de todo Brasil, além das categorias Curta Universitário de Trabalho de Conclusão de Curso, Filme Publicitário (este apenas para a Paraíba) e Videoclipe. Inscrições até 11 de agosto pelo site festaruanda.com.br.

Até o dia 30 de agosto, estão as inscrições para a 28° edição do Festival Mix Brasil da Cultura da Diversidade, considerado o maior evento cultural com foco em filmes relacionados com a sexualidade em suas diversas formas de expressão da América Latina. As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://bit.ly/mixbrasil2020. Em 2020, a programação ocorre de 11 a 22 de novembro.

O Sindtifes lança o edital do II Prêmio de Literatura. O sindicato segue no intuito de incentivar a verve literária dos técnicos-administrativos sindicalizados da UFPA, Ufra, Ufopa e Unifesspa. Poderão participar todos os técnico-administrativos da UFPA, Ufra, Ufopa e Unifesspa, Fadesp e EBSERH, devidamente sindicalizados; com trabalhos escritos em língua portuguesa. As inscrições vão até 31 de agosto, pelo site da instituição.

Cultura