MENU

BUSCA

Prefeitura de Belém anuncia obras no Cinema Olympia e retorno do espaço

Com a reforça, a previsão é que o espaço fundado em 1912, que está fechado, volte a funcionar em até 12 meses

Juliana Maia

O cinema mais antigo do país, o Olympia, vai passar por uma série de obras, previstas para esse ano, com entrega estimada para 2025. A reforma é fruto da parceria entre a Prefeitura de Belém, via Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), e o Instituto Pedra, responsável por contratar e supervisionar empresas especializadas para a execução de obras de restauro.

VEJA MAIS

Malone também é frequentador do Cine Líbero Luxardo, que funciona na avenida Gentil Bitencout, e acredita que o retorno do cinema Olympia só traz benefícios, sendo uma nova opção aos cinéfilos. Com o espaço fechado, o público em geral tinha apenas o Líbero para assistir aos lançamentos, mas, como a sala comporta apenas 100 lugares, poucas pessoas conseguiam comprar os ingressos.

"Os cinemas de rua são importantes inclusive para compor a imagem da cidade e marca uma era. Mas mais do que esse valor simbólico, os cinemas de rua, eles têm como maior importância a acessibilidade, eles são mais democráticos. E o cinema Olympia sempre fez muito bem esse papel, seja pela localização, seja por ser primário. Foi o primeiro cinema aqui da nossa cidade e durante muitos anos o mais antigo do Brasil em funcionamento", diz.

(*Juliana Maia, estagiária sob supervisão do Coordenador do Núcleo de Cultura de Oliberal.com, Abílio Dantas)

Cinema