MENU

BUSCA

Festival 'As Amazonas do Cinema' tem premiação nesta quarta-feira, dentro do Amazônia Doc

Produção inova com a concepção do troféu Eneida de Moraes, criação da designer de joias Bárbara Muller

Em foco, o fazer cinematográfico feminino. O 1º “As amazonas do cinema”, que integra o 6º Amazônia Doc, é um marco no meio audiovisual da América Latina. E a premiação faz jus à relevância dessa proposta, trazendo o troféu Eneida de Moraes para os melhores filmes da mostra competitiva.

Confeccionado pela designer de joias Bárbara Muller, o mimo será simbolicamente entregue às diretoras premiadas, nesta quarta-feira, 23, às 19h, em cerimônia online transmitida pelo canal do Youtube do Amazônia Doc, com retransmissão pela conta do Facebook da Equatorial Energia.

“Quando Zienhe Castro (diretora-geral do Amazônia Doc) fez o convite eu achei bem audacioso ela chamar uma designer de jóias para a criação”, relembra Bárbara Muller.

“Naquela conversa, questionei a ‘mesmice’ dos troféus e brinquei  que certamente eles não eram projetados por mulheres e que eu gostaria de desconstruir completamente a forma e o uso deles. Recebi carta branca e naquele momento os meus olhos brilharam”, conta a designer que mesmo com a carreira em ascensão, já coleciona premiações internacionais, tendo uma joia no acervo permanente do Museo di Casalmaggiore, em Roma.

Feito de drusa, que é uma pedra preciosa brasileira, cuja formação rochosa é conhecida por seu formato circular, o troféu reverência a típica energia cíclica feminina. As peças foram feitas à mão, num desenho que preserva o próprio movimento da pedra, com finalização feita por um ourives que realiza a selagem mais detalhadamente.

“Tive vontade de desconstruir as formas longitudinais e fálicas comuns de troféus, e utilizar formas cíclicas, circulares, orgânicas. A drusa, que demora anos para chegar a sua forma final, foi perfeita para isso”, explica Bárbara.

Viagem de barco em busca da madeira ideal

Com a ideia de reverenciar o papel da mulher nos processos criativos, a organização do festival decidiu ir além. As premiações destinadas às vencedoras da mostra competitiva vêm carregadas de significados que saúdam a potência de realização de mulheres artistas. 

Zienhe Castro, diretora geral do Amazônia Doc, viajou com Bárbara até Flona de Caxiuanã, para buscar a origem da madeira certificada do Troféu As Amazonas do Cinema, cujos detalhes apresentam um novo material, que passa por tratamento respeitando o consumo inteligente de madeira e a harmonia das florestas.

“Zienhe topou fazer comigo esta viagem e foi uma coisa linda. É sempre bom percorrer os rios, na minha produção faz toda a diferença esse contato com a natureza, é deste lugar que falo, é este lugar que me inspira”.  As quatro versões do troféu confeccionadas virão com QR Code que mostra a posição exata do lugar de origem da madeira extraída. 

Para batizar o troféu deste promissor festival, um nome de peso da literatura paraense e brasileira. “As amazonas do cinema” homenageia a escritora Eneida de Moraes, conhecida por sua consistente carreira como jornalista e cronista, além de importante militante política e ativista cultural, tendo sido a fundadora do Museu da Imagem e do Som - PARÁ, em 1971, ano que ela faleceu.

Zienhe Castro, diretora-geral do Amazônia Doc, se aproximou da obra de Eneida após iniciar uma pesquisa em 2001, enquanto estudava cinema no Rio de Janeiro. Daí em diante, a admiração apenas cresceu e hoje se desdobra nesta valiosa homenagem do festival.

"Eu amo e reverencio Eneida, por ser uma mulher destemida, mulher do norte, revolucionária, escritora, jornalista, cronista, militante política e cultural. Ela foi uma mulher do povo, da cultura, do carnaval, do samba, da liberdade e do amor”, diz a cineasta que é idealizadora do projeto cinematográfico “Trilogia sobre Eneida”, com produções que discorrem sobre a vida e carreira desta grande personalidade da cultura paraense.

Agende-se:

Cerimônia virtual de premiação do 6º Amazônia Doc – Festival Pan Amazônico de Cinema
Data: quarta-feira, 23, às 19h, com transmissão pelo canal Youtube Amazônia Doc e retransmissão pela conta de Facebook da Equatorial Energia
Mais informações pelo site: www.amazoniadoc.com.br

Cinema