MENU

BUSCA

Documentário 'Alive Inside' tem exibição grátis no Cine Sindmepa

O filme apresenta o trabalho de uma ong que ativa a memória de pacientes por meio da música.

O Liberal

O Cine Sindmepa, iniciativa de exibição gratuita de filmes realizada pelo Sindicato dos Médicos do Pará, abre as atividades de 2021 com a exibição do documentário “Alive Inside” (‘Vivo por Dentro’, em português). A produção norte-americana, de 2014, é dirigida por Michael Rossato-Bennett. O filme apresenta o trabalho terapêutico desenvolvido por uma organização sem fins lucrativos, dos Estados Unidos, que utiliza a música para ativar a memória de pacientes que sofrem de depressão e esquecimento, como Alzheimer. A sessão inicia 19h, na sede da entidade.


“O filme mostra o trabalho do assistente social Dan Cohen, fundador da ong ‘Memória e Música’. Eles procuram saber junto à família dos pacientes qual música eles gostavam de ouvir (antes da doença que afeta a memória). E, por meio dessa música, eles conseguem que a memória dos pacientes volte temporariamente”, relata o curador do Cine Sindmepa, crítico de cinema Marco Antônio Moreira.

O grupo liderado por Cohen, busca provar que a música tem capacidade de combater a perda de memória e de trazer identidade para os pacientes, obtendo resultados que os medicamentos não conseguem atingir. O filme traz depoimentos de pacientes e de especialistas, como o renomado escritor e professor de neurologia e psiquiatria da Universidade de Columbia, Oliver Sacks.

O diretor Michael Rossato-Bennett, que também assina o roteiro do documentário, concorreu com essa produção no Sundance, festival americano de filmes independentes, e venceu o Prêmio de Melhor Audiência, em 2014.

“Esse trabalho é muito bonito. É um filme importante que fala sobre a questão humanitária em relação às pessoas mais velhas e que buscar uma forma de atenuar o sofrimento dos pacientes”, destaca Marco Antônio.

“O documentário é um gênero importante do cinema, mas muita gente não tem o hábito de assistir. Aqui no Brasil temos muitos documentários bons”, observa o curador. O Cine Sindmepa apresenta filmes variados, sempre às terças-feiras, às 19h, com entrada franca, em um auditório com 90 lugares, com qualidade de som e imagem.

“Pelo fato de fazer a curadoria de Sindicato dos Médicos, de vez em quando procuro levar filmes que tenham relação direta com as áreas da saúde e da medicina. ‘Alive Inside’ seria exibido no ano passado, mas a programação ficou suspenso com a pandemia e, por isso, somente agora será exibido”, conta. O Cine Sindmepa retornou em outubro de 2021.

 

 

Cinema