MENU

BUSCA

Documentário narra a abolição da escravatura no Brasil

Longa traz visão crítica desde os movimentos abolicionistas do Séc XVIII ao encarceramento e mortalidade da juventude negra atual.

“A Última Abolição”, dirigido por Alice Gomes, entrou em cartaz no Cine Líbero Luxardo, da Fundação Cultural do Pará (FCP). O documentário faz uma retrospectiva histórica da abolição da escravidão no Brasil, mas revela uma perspectiva distinta da visão romântica contada nos livros didáticos e que prevalesceram em fontes da história oficial por muito tempo. O filme traz um olhar crítico sobre o tema, desde os movimentos abolicionistas até os dias atuais do extermínio e do encarceramento da juventude negra no país.

O filme teve a sessão de estreia nesta quinta-feira, 13, e será reexibido nesta sexta-feira e sábado, 14 e 15, e novamente na terça e quarta-feira, 18 e 19, sempre  às 16 horas.

O documentário traz um olhar crítico sobre a visão romântica de que a mera assinatura da Lei Áurea, pela princesa Isabel, em 13 de maio de 1888, deu a liberdade de presente aos negros e, muito menos, de que o ato administrativo tenha sido um passo na direção da democracia racial.

Alice Gomes estreou na direção e assina o roteiro do longa junto com Natara Ney. O documentário traz uma pesquisa abrangente a partir dos primeiros movimentos abolicionistas no século XVIII às recentes políticas de ações afirmativas, passando por revoltas, lutas, greves, quilombos e líderes da própria população negra.

Serviço:

A Última Abolição (2018 | Brasil | Alice Gomes | Documentário | 85  min. | Livre)

Local: Cine Líbero Luxardo do Centur

Data: 14, 15, 18 e 19 de dezembro de 2018

Hora: 16 horas

Ingressos na bilheteria a R$ 12,00 (meia R$ 6,00)

 

Cinema