MENU

BUSCA

Dia de Star Wars mantém viva a força da cultura geek

A data é celebrada anualmente em 4 de maio e perpetua a paixão pela saga criada por George Lucas

Lívia Ximenes | Especial para O Liberal

Há quase 50 anos, ambientada em uma galáxia muito distante, a saga “Star Wars” é paixão mundial. Neste domingo, 4 de maio, a história é celebrada por fãs e admiradores — independente de qual lado da Força estejam. Criada pelo cineasta norte-americano George Lucas, a trama possui três trilogias de filmes e mais de 10 séries, com live-actions e animações, além de jogos, livros e itens colecionáveis.

VEJA MAIS

Em 2025, o filme “Episódio III — A Vingança dos Sith” completou 20 anos e esteve em reexibição nos cinemas. O longa conclui a segunda trilogia lançada nos cinemas, focada na história de Anakin Skywalker, o jovem Jedi que se torna o maior vilão da saga: Darth Vader. O personagem é vivido pelo ator canadense Hayden Christensen. No período de lançamento, Hayden sofreu com ondas de ódio por conta do seu personagem. Como resultado, o ator se afastou dos sets de filmagens por um tempo, mas retornou e ainda trabalha em produções de “Star Wars”, como a série “Ahsoka” (2023-). Atualmente, o público esboça mais carinho pelo ator e, também, pelo vilão icônico.

“Nunca fui muito assim, exigente com relação a negócio de atuação, de crítica. Porque, a partir do momento que a pessoa consegue me fazer envolver de alguma forma ali, eu já estou satisfeito. Eu não estou esperando que o cara seja um expert nem nada, mas que ele entregue mínimo. Eu acho que fico nesse meio-termo, mas para algumas pessoas da crítica especializada, e até para vender, eles preferiram fazer esse hate”, comenta Sérgio. O artista ressalta que, hoje em dia, muitas pessoas olham para o passado e reconhecem que fizeram comentários duros relacionados a Hayden e outros atores que viveram vilões.

“Star Wars” é uma das produções que mantém a cultura geek viva, visto a proporção alcançada desde o primeiro lançamento, há 48 anos. Sérgio considera a saga atemporal e diz que “continua definindo outras gerações”. “Eu acho maravilhoso porque, quando as histórias são boas, elas permanecem. E é legal porque vão saindo novos filmes, novas séries, e não só mantém capturado a atenção e interesse de nós, os fãs mais antigos, mas também o pessoal de agora”, conclui

Cinema