MENU

BUSCA

Treze filmes aterrorizantes para assistir nesta sexta-feira 13

Cercada da misticismo, a data pode ser uma boa oportunidade para assistir um longa sinistro; confira a lista

Ana Carolina Matos

Cercada de simbolismos, as sextas-feiras 13 costumam ressuscitar crenças antigas e também lendas sinistras. Considerado como um dia de azar e um tanto quanto bizarro, a origem da data ainda é incerta, mas até hoje é motivo de curiosidade e misticismo.  

Por isso, OLIBERAL.COM fez uma seleção com 13 filmes aterrorizantes para você aproveitar o momento e assistir um longa bem tenebroso, de produções mais recentes até clássicos do cinema de baixo orçamento. Confira:

1 - O Homem Invisível (2020)

Novidade nos cinemas de todo país, O Homem Invisível vem se destacando entre os filmes de terror lançados recentemente. Quando o ex abusivo de Cecilia, personagem de Elisabeth Moss, tira a própria vida e deixa uma fortuna, ela suspeita que a morte dele tenha sido uma farsa. 


Quando a polícia se recusa a acreditar em sua história, Cecila decide resolver o assunto por conta própria e trabalha para provar que está sendo caçada por alguém que ninguém pode ver.

2 - Midsommar (2019)

Escrito e dirigido por Ari Aster, Midsommar é estrelado por Florence Pugh, Jack Reynor, William Jackson Harper e Will Poulter. O filme faz uma mistura entre obscurantismo e rituais pagãos.
A narrativa gira em torno de um casal de turistas em uma pequena vila sueca, na qual em uma das viagens ilídicas, Dani, interpretada por Florence Pugh, se familiariza com a cidade. No entanto, à medida que o tempo passa, os vizinhos começam a desconfiar dela quando seus cultos começam a se tornar mais aparentes.

3 - A Freira (2018)

A Freira é um filme de terror sobrenatural gótico de 2018, dirigido por Corin Hardy e escrito por Gary Dauberman e James Wan. O longa é um spin-off de Invocação do Mal 2, de 2016.


No longa, uma freira presa em um convento na Romênia comete suicídio. Para investigar o caso, o Vaticano envia um padre assombrado e uma noviça prestes a se tornar freira. Os dois, então, descobrem um segredo profano e se confrontam com uma força do mal que toma a forma de uma freira demoníaca.

4 - Fragmentado (2016)

No longa do diretor M. Night Shyamalan, James McAvoy mostra toda sua versatilidade ao interpretar as várias faces do protagonista Kevin. No filme, o personagem possui 23 personalidades distintas e consegue alterná-las quimicamente em seu organismo apenas com a força do pensamento. 


Um dia, ele sequestra três adolescentes que encontra em um estacionamento e as mantém em cativeiro. As jovens, então, passam a conhecer as diferentes facetas de Kevin e precisam encontrar algum meio de escapar.

5 - O Babadook (2014)

Filme de horror e drama de 2014, Babadook é um longa escrito e dirigido por Jennifer Kent em sua estreia como diretora. No filme, a viúva Amelia, vivida por Essie Davis, ainda atormentada pela violenta morte do marido, tenta lidar com o medo de monstros que aterroriza seu único filho, o pequeno rebelde Samuel, e enfrenta dificuldades em amar o garoto. 


Após encontrar um misterioso livro, o menino, certo de que há um monstro que deseja matá-lo, começa a agir irracionalmente para o desespero de sua mãe. Mas logo Amelia percebe que realmente há uma sinistra presença na casa e ao redor deles.

6 - A Órfã (2009)

Uma mistura de drama, suspense e terror, A Órfã é um filme de 2009 estrelado pela então atriz mirim Isabelle Fuhrman, que inpreta Esther, uma sociopata de 33 anos que se passa por uma criança para infernizar a vida da família que a adotou.
Após uma série de eventos alarmantes, os pais interpretados, por Vera Farmiga e Peter Sarsgaard, acreditam que algum mal esteja por trás do rosto angelical da filha de nove anos.

7 - O Chamado (2002)

Filme estadunidense de terror psicológico lançado em 2002, O Chamado tem direção de Gore Verbinski. No elenco, estão Naomi Watts, Brian Cox, Martin Henderson, David Dorfman. 


A jornalista Rachel Keller decide investigar a morte de sua sobrinha e descobre que quatro adolescentes morreram misteriosamente sete dias depois de assistir a um vídeo com imagens assustadoras. Agora, ela tenta solucionar o mistério e impedir que a profecia se realize, já que ela e seu filho também assistiram ao vídeo.

8 - O Sexto Sentido (1999)

Responsável por alavancar a carreira do diretor M. Night Shyamalan, já citado nesta lista, O Sexto Sentido é um dos clássicos que, mesmo com uma estreia sem alardes, caiu no gosto do público e foi o segundo mais assistido em 1999, data de lançamento. Nos papeis principais, estão Bruce Willis e Haley Joel Osment.


No longa, um garoto vê o espírito de pessoas mortas à sua volta. Um dia, ele conta o segredo ao psicólogo Malcolm Crowe, que tenta ajudá-lo a descobrir o que está por trás dos distúrbios. A pesquisa de Crowe sobre os poderes do garoto causa consequências inesperadas a ambos.

9 - Sexta-Feira 13 (1980)

Os clássicos, é claro, também figuram na lista. A sequência dos filmes protagonizados por Jason Voorhees, o serial killer do filme Sexta-Feira 13, é uma boa pedida para quem curte uma produção slasher, subgênero que envolve assassinos e psicopatas em filmes de orçamento mais baixo.


A franquia concentra-se na história de Jason, que se afogou, ainda criança, em Camp Crystal Lake. Décadas depois, surgem boatos de que o lago está "amaldiçoado" e o local torna-se o cenário de uma série de assassinatos em massa. Lançada ainda na década de 1980, dirigido por Sean S. Cunningham, a série teve o filme mais recente lançado em 2009, sob direção de  Marcus Nispel.

10 - O Iluminado (1980)

O Iluminado é um filme de terror psicológico de 1980 produzido e dirigido por Stanley Kubrick e co-escrito com a romancista Diane Johnson. Baseado no romance homônimo de Stephen King, de 1977, o filme é estrelado por Jack Nicholson, que deu um toque especial à famosa cena do machado ao gritar "Heeeere's Johnny!". 


Jack Torrance, um escritor e um alcoólatra em recuperação, aceita um emprego como zelador fora de época de um hotel isolado chamado Hotel Overlook. Seu filho possui habilidades psíquicas e é capaz de ver coisas do passado e do futuro, como os fantasmas que habitam o hotel. Logo depois de se instalarem, a família fica presa no hotel por uma tempestade de neve e Jack torna-se gradualmente influenciado por uma presença sobrenatural; ele desaba na loucura e tenta assassinar sua esposa e filho.

11 - O Massacre da Serra Elétrica (1974)

Outro filme de baixo orçamento que é mundialmente conhecido é O Massacre da Serra Elétrica, de 1974. Produção independente, o filme foi dirigido por Tobe Hooper e o roteiro foi escrito por Hooper em parceria com Kim Henkel, dupla que também produziu o longa-metragem.


O enredo gira em torno de dois irmãos que viajam com seus amigos ao Texas com o objetivo de verificar o túmulo supostamente vandalizado de um parente; porém, no caminho até o local, são atacados por uma família de canibais.

12 - O Exorcista (1973)

Considerado um dos mais lucrativos entre os filmes de terror, O Exorcista foi lançado em 1973 e ganhou ao público ao retratrar as possessões demoníacas bizarras de uma garota de 12 anos. No filme, a atriz Chris MacNeil, papel de Ellen Burstyn, vai gradativamente tomando consciência de que a sua filha Regan MacNeil, interpretada por Linda Blair, está tendo um comportamento completamente assustador. 


Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também é um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina da possessão.

13 - Psicose (1960)

Um clássico dirigido por Alfred Hitchcock - e estrelado por Anthony Perkins, Vera Miles, John Gavin e Janet Leigh - Psicose é um filme de suspense lançado em 1960. Atualmente, o longa é considerado um dos melhores filmes do diretor e é alvo de diversos elogios de críticos de cinema.


A narrativa gira em torno da secretária Marion Crane, interpretada por Janet Leigh, que, após dar um desfalque de R$40 mil no patrão, decide fugir. A personagem acaba ficando em um decadente motel, dirigido por um homem perturbado de 30 anos de idade, Norman Bates, vivido por Anthony Perkins.

Cinema