MENU

BUSCA

Cine Líbero Luxardo faz exibição gratuita de 'A Hora da Estrela'

O filme entrou para a lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, da Associação Brasileira de Críticos de Cinema

Redação Integrada

O premiado filme brasileiro inspirado no clássico de Clarice Lispector, "A Hora da Estrela", de 1985, terá exibição no Cine Líbero Luxardo, da Fundação Cultural do Pará (Centur), com entrada franca, neste sábado, 20, às 20 horas. O drama da cineasta Suzana Amaral conta a história de Macabéa, a humilde imigrante nordestina que vive em São Paulo, livre de ambições e sonha em ter um namorado.

O longa entrou na lista da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Após a exibição no Cine Líbero Luxardo haverá um debate coordenado pelo Centro de Estudos Freudianos (CEF) sobre a relação entre mãe e filho que o filme aborda.

No enredo, Macabéa trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e vive em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres. Ela começa a namorar o operário metalúrgico olímpico, mas a colega de trabalho, Glória, tem outros planos após se consultar com uma cartomante.

No Festival de Brasília de 1985, o filmou recebeu os prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator (José Dumont), Melhor Atriz (Marcélia Cartaxo), Melhor Fotografia, Diretor e Edição. Em 1986, no Festival de Berlim, Marcélia Cartaxo recebeu o prêmio de Melhor Atriz e Suzana Amaral, de Melhor Diretora no Festival de Havana.

Serviço: 

Exibição do filme "A Hora da Estrela"

DIA: Sábado, 20

HORA: 18h

LOCAL: Cine Líbero Luxardo, no Centur (Av. Gentil Bittencourt, 650, Batista Campos)

Entrada franca

 
Cinema