MENU

BUSCA

Centro de Estudos Cinematográficos debate a importância das Cinematecas em live

O professor Ramiro Quaresma é o convidado do bate-papo que vai falar sobre a preservação do patrimônio cultural

Lucas Costa

Nesta quinta-feira (20), o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) realiza uma live. O professor Ramiro Quaresma é o convidado do bate-papo que vai falar sobre “As cinematecas e a preservação do patrimônio cultural”.

O debate chega em um momento em que se vê necessário falar sobre a preservação do patrimônio cultural brasileiro, e o objetivo da conversa é gerar reflexões sobre trabalhos de diversos artistas. A live começa às 20h, e tem mediação do professor Marco Antonio Moreira. A transmissão será feita pelo perfil do CEC no Instagram (@centrodeestudosdecinema).

O Centro de Estudos foi criado na década de 1960, em Belém, pelo grupo formado pelos mestres Benedito Nunes, Maria Sylvia Nunes, Orlando Costa e Francisco Paulo Mendes – o mesmo que em 1955 estreava o cineclubismo na região com “Os Espectadores”. Seu écontribuir com o cenário cinematográfico local, indo além do circuito comercial instaurado na cidade.

O debate também é inspirado pela situação da Cinemateca Brasileira, instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira. Desde 1940, desenvolve atividades em torno da divulgação e da restauração de seu acervo, com cerca de 250 mil rolos de filmes e mais de um milhão de documentos relacionados ao cinema. Recentemente, a instituição teve a sua gestão tomada pelo governo federal e passa por uma situação financeira crítica, o que pode comprometer o acervo guardado no local.

Leia Também:

Todos os funcionários da Cinemateca Brasileira serão demitidos

Representante do governo federal ocupa a Cinemateca Brasileira

MPF entra com ação na justiça contra a União no caso da Cinemateca

Funcionários dão abraço na Cinemateca Brasileira em defesa da instituição

Falta de luz na Cinemateca põe em risco acervo da instituição

Cinema