MENU

BUSCA

Aventura, drama e biografia estão entre as novidades na telona

Os filmes 'Divaldo - O Mensageiro da Paz', 'Legalidade' e 'Abigail e a Cidade Proibida' estreiam em Belém

Redação Integrada

Além da comédia nacional 'Vai que Cola 2 - O Começo', que é a principal estreia nos cinemas da capital paraense, outras três novidades entram em cartaz esta semana: a biografia "Divaldo - O Mensageiro da Paz", o drama 'Legalidade' e a aventura 'Abigail e a Cidade Proibida'.

A história do líder espírita, o baiano Divaldo Franco, de 92 anos, é contada no longa 'Divaldo - Mensageiro da Paz'. O filme retrata a vida do criador da Mansão do Caminho desde a infância, quando vivia em Feira de Santana, até a vida adulta, quando  se firmou como um dos nomes mais importantes da religião propagada internacionalmente por Allan Kardec (1804-1869).

Dirigido por Clovis Mello, o filme é um belo retrato de um homem conhecido por propagar a paz e a tolerância e que é um exemplo para toda a humanidade, muito mais que para os seguidores de uma doutrina.

“Desde o início, queria fazer um filme que não fosse dogmático, até porque a doutrina espírita não é excludente. Ela agrega e a Mansão do Caminho [obra social que funciona no bairro de São Marcos] confirma isso: na creche de lá, talvez a maioria das crianças seja evangélica e tem candomblecistas, umbandistas, católicos...”, afirma Clovis em entrevista dada em Salvador para o Correio.

No elenco está, entre outros nomes, a atriz Regiane Alves. Ela interpreta a mentora espiritual Joanna de Ângelis,com quem Divaldo desenvolve um trabalho mediúnico desde criança. "Encarei esse trabalho como uma missão pois fui escolhida pelo próprio Divaldo. Não tinha como negar. Além disso, é uma história linda, muito profunda, que vai encantar a todos, não só os espíritas", explica a atriz. 


Divaldo - O Mensageiro da Paz (estreia)
Dir: Clovis Mello
Biografia, 12 anos
Cinépolis Boulevard 5 (2D): 14h30, 17h, 19h30 e 21h55;
Cinépolis Parque7 (2D): 14h20, 16h50, 19h20 e 21h50;
Cinesystem Metrópole 4 (2D): 14h (sab e dom), 16h30, 19h e 21h30;
UCI Bosque 3 (2D): 14h30, 17h05, 19h40 e 22h15;
Moviecom Pátio 6 (2D): 14h10 (sab e dom), 16h40, 19h10 e 21h40;
Moviecom Castanheira 4 (2D): 14h10 (sab e dom), 16h40, 19h10 e 21h40; 

Drama nacional

Premiao em quatro categorias no 42ª Festival Guarnicê de Cinema (São Luís, MA), o longa "Legalidade" é mais uma opção de filme nacional em cartaz. Com Leonardo Machado, Cleo, Fernando Alves Pinto, Leticia Sabatella e José Henrique Ligabue, o filme aborda o momento histórico brasileiro, em 1961, quando o presidente da República, Jânio Quadros, renuncia e seu vice, João Goulart, deve ascender ao posto.

Para evitar que um golpe organizado pelos militares entrasse em curso, o governador do estado do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, inicia um movimento inédito no país, pelo respeito à Constituição Federal.

“Em ‘Legalidade’ quis falar de meu país e das raízes políticas que ligam o Brasil à América Latina. A heroica façanha de Leonel Brizola liderando o povo brasileiro em ato de coragem e civismo, garantindo a posse do presidente João Goulart e a soberania da nação. Através das ondas do rádio o despertar para a constituição, o respeito ao voto popular. Um filme que trama ficção e realidade. Um romance que une visões opostas de mundo. Política, espionagem e comunicação, temas que articulam um dos momentos históricos mais intrigantes do país”, explica o diretor, Zeca Brito.    

O roteiro do filme começou a ser desenvolvido em 2010 e contou com uma extensa pesquisa. Foi escrito a quatro mãos, pela dupla Leo Garcia e Zeca Brito, que repete a parceria iniciada com a comédia adolescente “Em 97 Era Assim” (direção de Zeca e roteiro de Leo).  


Legalidade (estreia)
Dir: Zeca Brito
Drama, 14 anos
Cinesystem Metrópole 3 (2D): 15h50; 

Aventura

A outra estreia da semana é 'Abigadil e a Cidade Proibida'. A trama envolve a protagonista Abigail (Tinatin Dalakishvili), que mora numa cidade fechada dentro de muros erguidos antes da mesma nascer devido a uma suposta epidemia. Com flashbacks até razoavelmente colocados, descobrimos que seu pai foi levado pelo governo (pois era o que acontecia com os infectados) quando ela era criança, impelindo-a, já adulta, a desafiar o status quo para descobrir o que realmente aconteceu.

Segundo crítica do site 'Cinema com Rapadura', o visual do filme funciona, mas a condução da trama deixa muito a desejar. "Os efeitos especiais, em geral, são de alta qualidade, com criações impressionantes e texturas palpáveis. Entretanto, há uma criatura mágica apresentada logo na primeira cena onde é notável a camada de CGI por cima do filme. É esquisito e esse tipo de falha se repete em alguns momentos. A ambientação acerta nos figurinos e nos belos cenários, tudo remetendo ao início do século XX. Infelizmente, os elogios acabam por aqui".

"A trama principal é arrastada demais e o diretor Alexandr Boguslavsky, de 'Mentes em Jogo', se pega tendo que correr com os outros acontecimentos porque o tempo de projeção está perto do fim, resultando no desperdício do potencial de qualquer peso emocional que a trama poderia oferecer. É tudo tão confuso que é complicado entender se a história é sobre revolta, família ou amor", completa.


Abigail e a Cidade Proibida (estreia)
Dir: Aleksandr Bogustavskly
Aventura, 12 anos
Cinesystem Metrópole 6 (2D dub): 14h05 (sab e dom), 16h20, 18h40 e 21h;
UCI Bosque 4 (2D leg): 22h30; UCI Bosque6 (2D dub): 13h25 e 19h15;
Moviecom Pátio 3 (2D dub): 14h20 (sab e dom), 16h40, 19h e 21h15;
Moviecom Castanheira 1 (2D dub): 14h45 (sab e dom), 17h e 19h15;
Moviecom Castanheira 5 (2D dub): 22h;

Cinema