Frozen 2: sequência leva Elsa e Anna à aventura em floresta encantada
Longa de animação chega oficialmente às telonas brasileiras nesta quinta-feira (2)
As princesas da Disney que dispensaram o príncipe do papel de herói das suas narrativas, as irmãs Elsa e Anna, retornam para a tão aguardada sequência “Frozen 2”. Mesmo já tendo estreado em outros países, o longa de animação só chega oficialmente às telas brasileiras hoje (2), sob grande expectativa dos fãs.
No novo filme, Elsa e Anna estão de volta à infância e descobrem uma história do pai, quando ainda era príncipe de Arendelle. Ele conta às meninas sobre uma visita à floresta dos elementos, onde um acontecimento inesperado teria provocado a separação dos habitantes da cidade com os quatro elementos fundamentais: ar, fogo, terra e água. Esta revelação ajudará Elsa a compreender a origem de seus poderes.
Novamente juntas do boneco de neve Olaf, de Kristoff e da rena Sven, as irmãs não vão encarar a neve em nova aventura; já que desta vez, a história se passará na floresta encantada da história do pai, no outono. Mas o mistério não foi descartado da narrativa, já que todos precisarão de coragem para encarar o desconhecido.
O quinteto de protagonistas do primeiro filme também ganha novas companhias na sequência, como mostra o segundo trailer divulgado pela Disney. Um destes é o Tenente Mattias, líder do grupo de soldados que ficou preso na floresta encantada; no áudio original ele é dublado por Sterling K. Brown, de “Pantera Negra”. Há ainda Gale, uma espécie de vento animado que interage com o divertido Olaf.
Se “Frozen” segue na memória das pessoas até hoje, parte disso certamente é culpa da trilha sonora. A canção “Let It Go”, por exemplo, levou o Oscar de Melhor Canção Original na época. Desta vez a aposta é a canção “Into The Unknow”, interpretada pelo Panic! At The Disco, sob os vocais agudos de Brendon Urie.
A polêmica sexualidade de Elsa
O fato da princesa não ter um companheiro durante o primeiro filme, fez com que muita gente acreditasse que Elsa poderia ser a primeira princesa lésbica da Disney; até um episódio envolvendo a Ministra Damares Alves movimentou a política e a internet brasileira, quando um vídeo onde ela afirmava que Elsa era lésbica, viralizou.
O fato é que a suposição sobre a sexualidade de Elsa foi considerada pela equipe do filme. Desde a exibição do primeiro longa há uma campanha na internet com a hashtag #GetElsaAGirlfriend (Dê uma namorada à Elsa), para que a Disney incluísse no seu repertório uma princesa que assumisse um relacionamento homoafetivo. A campanha ganhou força, "Let It Go" se tornou hino LGBTQI, e o pedido chegou aos produtores da Disney, que de início não descartaram a possibilidade. Jennifer Lee, diretora do filme, chegou a dizer em entrevista que a questão era debatida.
Alguns fãs mais conservadores ficaram furiosos com o boato, mas a estreia do filme foi um balde de água fria para os progressistas, já que Elsa novamente não tem nenhum companheiro ou companheira. A justificativa de Jennifer foi de que a personagem não estava preparada para um relacionamento, já que é muito tímida.
Palavras-chave