26° Festival de Cinema de Vitória inicia nesta terça, 24
Ao todo, 105 produções participam de 12 mostras competitivas
O 26º Festival de Cinema de Vitória acontece esta semana, desta terça-feira, 24, ao domingo, 29, com 105 filmes de vários gêneros cinematográficos de todas as regiões do Brasil, sendo apenas uma da região Norte, do Amazonas.
Serão 12 mostras competitivas, com a estreia este ano da mostra de filmes fantásticos e de horror. A programação traz ainda sessões especiais hors concours, shows, debates e oficinas do mercado audiovisual, além de atrações musicais, como Johnny Hooker e a multi-instrumentista grega Katerina Polemi.
As mostras competitivas são as seguintes: 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas (17 filmes), 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas (6 filmes), 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal; (5 filmes), 9ª Mostra Quatro Estações (6 filmes), 8ª Mostra Foco Capixaba (6 filmes), 8ª Mostra Corsária (13 filmes), 6ª Mostra Outros Olhares (19 filmes), 4ª Mostra Cinema e Negritude (5 filmes), 4ª Mostra Mulheres no Cinema (4 filmes), 3ª Mostra Nacional de Videoclipes (12 filmes), 2ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental (6 filmes) e 1ª Mostra Do Outro Lado - Cinema Fantástico e de Horror (6 filmes).
Os longa-metragens nacionais selecionados foram "Alice Júnior" (Gil Baroni, PR), "Selvagem" (Diego da Costa, SP), "Mirante" (Rodrigo John, RS), "Casa" (Letícia Simões, documentário, PE), "Pacarrete" (Allan Deberton, CE) e "O Seu Amor de Volta" (Bertrand Lira, PB).
"Mirante" e "Casa" são documentários que representam a busca por intervir historicamente na realidade. Os filmes buscam reflexões sobre acontecimentos e experiências, ao mesmo tempo em que mantém o aspecto narrativo documental. "Alice Júnior", "Selvagem" e "Pacarrete" são recortes narrativos que privilegiam os modos como gerações e classes sociais distintas lidam com novas e antigas demandas dos sujeitos, seus embates e emoções. Já a ficção "O seu amor de volta" atualiza a herança cotidiana para abordar consultas espirituais e embaralhar o plano real com o imaginado.
Saiba mais aqui.
Os selecionados concorrem ao Troféu Vitória em 22 categorias, além de prêmios extras para os realizadores. As comissões de júri do festival são formadas por especialistas e profissionais de cinema.
O festival é realizado pelo Galpão Produções e Instituto Brasil de Cultura e Arte.
Palavras-chave