Cineclube Regatão promove diálogo em Alter do Chão sobre produção cultural

Programação de lançamento apresenta os filmes “Histórias da Turma da Beira” e “Salve o Nosso Tapajós”

O Liberal
fonte

O Instituto Regatão Amazônia promove neste sábado,16, em Alter do Chão, Santarém, a primeira exibição do seu CineClube, projeto selecionado no Edital de Fomento ao Audiovisual - Cinema de Rua ou Cinema Itinerante e Cineclubes da Lei Paulo Gustavo. Com a mediação de Marlena Soares e Zek Nascimento, serão apresentados dois filmes autorais que abordam temáticas sobre as riquezas culturais e tradições do território Borari: “Histórias da Turma da Beira” (2021) e “Salve o Nosso Tapajós” (2023). O evento começa às 19h, com entrada gratuita, na sede do grupo Suraras do Tapajós.

Segundo Marlena Soares, presidente do Instituto Regatão Amazônia, destaca a ligação entre cinema e educação.“Cineclubes são espaços democráticos que promovem educação e contribuem para a formação de público nessa arte. E promover acesso aos produtos audiovisuais dos nossos fazedores é essencial para nós. Após a exibição dos filmes, será formada uma grande roda de troca de saberes para que os convidados apresentem seus trabalhos, suas percepções sobre o potencial cultural e turístico, além de trazer também as suas angústias e sugestões para amplificar a nossa bioeconomia criativa”, explica.

Esse será o primeiro evento do Regatão Amazônia em que são apresentados os projetos de 2024: o CineClube Regatão, o Barco Regatão e o Cine Itinerante, que pretendem ampliar e promover um diálogo sobre como fortalecer a rede de fazedores culturais e impulsionar ações e projetos na região. “Em Alter do Chão temos aproximadamente 150 agentes culturais cadastrados no Mapa Cultural do Pará, o objetivo deste evento é abrir um espaço de escuta e diálogo entre os agentes, artistas, associações, pontos de cultura e empreendedores culturais da vila, com pessoas que tem atuação em diversas áreas”, revela Zek Nascimento, diretor de Administração e Finanças do Instituto.

Programação

As atividades iniciam às 19h, com o repertório do DJ Zek Picoteiro, nome artístico de Zek Nascimento. Em seguida, às 19h30, ocorre a apresentação do Instituto Regatão Amazônia; e depois, às 20h, inicia a exibição dos filmes “Histórias da Turma da Beira” (2021), curta em animação; e “Salve o Nosso Tapajós” (2023), um documentário musical,

Às 20h40 será realizada a “Roda de Saberes: Ideias para impulsionar a cultura de Alter do Chão”. E, às 22h, a programação será encerrada.

Fundado em março de 2023, o Instituto Regatão é um ponto de cultura itinerante que tem base em Alter do Chão. A iniciativa nasceu para promover transformações sociais através do fortalecimento da identidade cultural e a proteção territorial na Amazônia. O instituto já realizou festivais de música e feiras de bioeconomia, agora se prepara para amplificar sua atuação com formação e fomento na rede de fazedores culturais ribeirinhos na região do Baixo Amazonas.

Serviço:

Lançamento do CineClube Regatão

Data: 16 de março de 2024

Horário: 19h

Local: Sede do grupo Suraras do Tapajós (Travessa Frei Cristóvão, s/n, entre Rua Lauro Sodré e Rua Turiano Meira)

Entrada gratuita

Classificação Indicativa: livre para todos os públicos

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA