MENU

BUSCA

Cineclube Paraense debate sobre os filmes indicados ao Oscar 2022

Encontro com os amantes da sétima arte será hoje na Livraria Fox, a partir das 18h30

Thainá Dias

Dando continuidade a parceria entre o Cineclube Paraense e a Livraria FOX, iniciada em 2020, os cinéfilos Marcos Eluan, Kenny Nogueira, Malone Cunha e Dedé Mesquita se encontram para debater os filmes indicados ao Oscar deste ano. O grupo se reunirá em um debate com muita informação sobre o maior prêmio da indústria cinematográfica do mundo, hoje a partir das 18h30 na Livraria FOX, em Belém. A entrada é gratuita.

Segundo Dedé Mesquita, o Oscar 2022 poderá ter a rara chance de consagrar uma diretora de cinema, a neozelandesa Jane Campion. “Jane Campion há muito tempo merece esse reconhecimento. Ela ganhou a Palma de Ouro de direção com ‘O Piano’, em 1993, e esse evento a colocou como a primeira mulher a ser indicada na categoria direção no Oscar. Ela perdeu. Quase 30 anos depois, Campion voltou a ser indicada pela direção de ‘Ataque dos Cães’. Mas aqui a história e todo o cenário são diferentes”, explicou a cinéfila.

Dedé que os três Oscar que Campion pode levar são de direção, na qual ela é a superfavorita; em roteiro adaptado; e em Melhor Filme. “Se ela ganhar os três, será um acontecimento. O detalhe é que Campion ganhou todos os prêmios de direção nesta temporada: Festival de Veneza 2021, Globo de Ouro, Critic´s Choice e BAFAT. Não que a Academia de Artes e Ciências de Hollywood, que promove o Oscar, não tenha se empenhado em mudar um cenário que já estava ficando insustentável. Até o ano passado, apenas Kathryn Bigelow havia ganhado o Oscar de direção por ‘A Hora Mais Escura’. Anos depois e com muitas campanhas como a ‘Me Too’, a Academia teve que repensar muita coisa, principalmente, o número reduzido de mulheres membros da Academia e premiadas”.

 

Melhor filme

Em relação as expectativas de premiação sobre uma obra produzida por stremaing como a “Netflix”, Dedé aposta em “Ataque dos Cães”. “ A Academia, queiramos ou não, ainda é comandada pelos donos de estúdios mais tradicionais, como a Warner, por exemplo. A chegada da Netflix mexeu com todo mundo e muita gente ainda torce o nariz, porque a Netflix produz filme ‘para a telinha’. O fato é que a ‘implicância’ da Academia parece ser, mesmo, com a Netflix. No ano passado, ’Nomadland’ ganhou e é um filme totalmente apoiado pela Amazon, que tem o streaming Prime. E este ano, o “espírito obsessor” que pode tirar a vitória de ‘Ataque dos Cães’ é ‘CODA - No Ritmo do Coração’, que é uma produção da Apple”, destacou. Essas reflexões e muitas outras serão discutidas no evento, que além do debate, contará ainda com apostas no ‘bolão do Oscar’ e sorteio de brindes.

 

Agende-se

Debate Oscar 2022

Data: 22/03

Hora: 18h30

Local: Livraria Fox (Travessa Doutor Moraes, entre a travessa Conselheiro Furtado e rua dos Mundurucus)
Entrada franca.  

Cultura