MENU

BUSCA

Cientista político lança livro sobre educação de sujeitos homoafetivos

A obra aborda os aspectos de envelhecimento, preconceitos, trajetórias e resistência

O cientista social e professor universitário, Dário Santos, lança nesta sexta-feira, 14, o livro “Vias e Trajetos de Escolarização de Sujeitos Homoafetivos Velhos”, fruto da tese de doutorado pela Universidade Federal do Pará (UFPA). O lançamento acontece na Casa Cultural, em Castanhal, a partir das 17 horas. 

A obra trata do processo de escolarização de pessoas homoafetivas no envelhecimento, discutindo preconceitos, trajetórias e estratégias de resistência sobre a sexualidade e a vivência dessas pessoas em ambientes escolares e fora deles também.  “Pesquisar e estudar sobre o que envelhecimento humano é um grande desafio e traz a responsabilidade de alertar diversos segmentos, grupos, poder público e comunidade acadêmica da importância de se sensibilizar diante do acelerado processo de envelhecimento da sociedade brasileira. Uma prova disso é o fato de que ainda não estamos preparados com ações de cidadania que inclua esse contingente populacional”, defende o autor.

O livro faz ainda uma abordagem do envelhecimento não apenas pelo aspecto biológico, físico ou temporal, mas também como um arcabouço de experiências que criam sentidos e significados no curso das relações entre indivíduo, grupos e instituições.

Dário é Doutor em Educação, Mestre em Planejamento e Desenvolvimento na Amazônia pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea/UFPA) e especialista em Docência do Ensino Superior na Amazônia também pela UFPA, onde leciona. 

 

Cultura