MENU

BUSCA

Ciclistas percorrem Belém neste sábado visitando galerias e museus

Grupo visitou a exposição Afetos Múltiplos, nas galerias Benedito Nunes e Theodoro Braga, que exibe 75 obras de 58 grandes nomes das artes plásticas paraenses

Luiz Cláudio Fernandes

O grupo de ciclistas do Projeto Bike Tour Roteiros acordou cedo mais uma vez e está pedalando vários quilômetros neste sábado (18), desta vez visitando galerias e museus da cidade de Belém. O projeto de cicloturismo cultural existe há sete anos na capital e reúne pessoas que gostam de pedalar. Elas seguem de bike em roteiros visitando o patrimônio histórico, artístico, paisagístico e cultural da cidade. 

A primeira parada neste sábado foi no Palacete Bolonha, onde os ciclistas puderam apreciar a bela arquitetura do prédio e uma exposição aberta ao público que está ocorrendo no ponto turístico. Em seguida, eles partiram para as galerias Benedito Nunes e Theodoro Braga, ambas na Fundação Cultural do Pará, para visitar a exposição “Afetos Múltiplos”, que está aberta até o dia 14 de janeiro do ano que vem com 75 obras de 58 grandes nomes das artes plásticas paraenses. A exposição com curadoria de Vânia Leal é organizada pela revista Design.com e tem apoio da Maxcolor e do Studio Tintas. O acervo exposto é da coleção particular de Eduardo Vasconcelos. Há anos ele coleciona arte contemporânea. 

Eduardo recepcionou pessoalmente os convidados ilustres, que fizeram uma visita guiada pelas duas galerias. “Esse projeto é incrível, pois permite trazer diversos públicos para as galerias e museus, inclusive de crianças e adolescentes, que  adentram o universo da arte. Quando você associa atividades esportivas fazendo um tour por galerias e museus você está unindo dois mundos muito interessantes”, avalia Eduardo.

Marcos Antonio Brasil, um dos coordenadores do projeto, gostou de mais essa experiência. A exposição está bem bonita. Valeu a pena ter vindo até aqui”, disse. Segundo ele, o próximo destino do dia será o Complexo Feliz Luzitânia, onde eles visitarão a exposição permanente do Forte do Presépio e depois a exposição do Museu da Casa das 11 Janelas. 

Programação mensal 

Marcos explica que as programações do projeto são mensais. O cronograma de atividades é divulgado na página no Facebook “Coletivo Corujão”, que já reúne 1.800 seguidores apaixonados por pedalar.  

Ano passado, o grupo fez um circuito voltado a apreciar as belezas da orla de Belém. “Nós já temos planejados em torno de oito circuitos que chamamos de módulos. Começamos com o módulo histórico, agora estamos no artístico e o próximo será pelos teatros de Belém, incluindo a visita ao nosso querido Theatro da Paz. Depois seguiremos visitando nossas praças e monumentos, e em seguida iremos percorrer um roteiro nos distritos de Mosqueiro e Icoaraci conhecendo chalés e casarões antigos. Por fim, faremos um tour no Museu Paraense Emílio Goeldi”, explica Marcos.   

Qualquer pessoa pode participar do rolê ciclístico. “Basta ter bicicleta e disposição pra seguir conosco em incríveis roteiros pela cidade”, explica o coordenador. 

 

Cultura