MENU

BUSCA

Seu Jorge fala pela primeira vez sobre ataques racistas: 'muito ódio gratuito'; vídeo

Em um vídeo com a bandeira do Rio Grande do Sul estampada ao fundo, o artista desabafou sobre os xingamentos, que intitulou de 'ódio gratuito e muita grosseria racista'; confira

Paula Figueiredo

O cantor e ator Seu Jorge usou seu Instagram, na noite de segunda-feira (17), para se manifestar pela primeira vez sobre os ataques racistas sofridos na sexta-feira (14), durante um show realizado no clube Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. Em um vídeo com a bandeira do Rio Grande do Sul estampada ao fundo, o artista desabafou sobre os xingamentos, que intitulou de "ódio gratuito e muita grosseria racista", e recebeu o apoio de outros famosos e fãs. 

VEJA MAIS

Seu Jorge sofre racismo durante show em Porto Alegre
O artista foi atacado na noite da última sexta-feira, 14, no Clube Grêmio Náutico União, em Porto Alegre

Começam as investigações sobre o caso de racismo contra Seu Jorge em Porto Alegre
A Polícia investiga os vídeos do evento

No registro de pouco mais de nove minutos, Seu Jorge expressou seu apreço pelo estado e relembrou o episódio. "Eu tenho um enorme respeito pelo estado do Rio Grande do Sul e toda a sua gente. Na última sexta-feira, dia 14/10, fui convidado para fazer uma apresentação  na cidade de Porto Alegre, no clube social Grêmio Náutico União. Era um jantar de gala com pessoas muito, mas muito bem vestidas para aquela ocasião. Um evento reservado somente para os sócios do clube", disse ele no início do vídeo.

"Particularmente, não percebi nenhuma pessoa negra no jantar. As pessoas negras que encontrei foram somente os funcionários. Eu ouvi dizer que eles estavam proibidos de olhar para mim ou falar comigo quando eu chegasse no local do show, mas o importante é que no final, eu falei com todo mundo, abracei todo mundo e tirei foto com todo mundo", continuou ele, afirmando que estava muito empolgado para a apresentação

No relato, ele narrou que tudo aconteceu ao final do show, no momento de saída do palco e volta para o famoso "bis". Antes de retornar, ele ouviu muitas vaias e xingamentos, o que tornou impossível o retorno. "Estaremos na luta juntos, denunciando e combatendo todo tipo de tipificação da nossa gente e respondendo com excelência, preparo, coragem, sabedoria e diplomacia. Nunca, jamais, nos curvaremos ao racismo e a intolerância, seja ela qual for. Não cederemos um milímetro sequer ao ódio. E combateremos e cobraremos das autoridades, que a Justiça prevaleça e os criminosos sejam devidamente punidos", finalizou, agradecendo a todos que se sensibilizaram e mandaram mensagens de apoio. Veja:


Apoio dos famosos

Após a divulgação do conteúdo, Seu Jorge recebeu apoio de vários famosos, incluindo Lázaro Ramos, Diogo Nogueira e Dani Alves. "Tamos juntos nessa luta meu irmão, precisamos juntar nossas forças para educar e para posicionar o nosso povo no seu devido lugar!!", comentou o atleta. "Você é uma das minhas maiores inspirações e salvou minha vida com sua música, estamos juntos nessa luta até a vitória irmão", apoiou Fioti. 

A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o caso.

(Estagiária Paula Figueiredo, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)

Celebridades