MENU

BUSCA

Ministério Público espanhol pede 8 anos de prisão para Shakira por fraude fiscal

O órgão acusa a cantora de fraude fiscal e além da prisão, pede uma multa de 23,7 milhões de euros

Paula Figueiredo

O Ministério Público da Espanha pediu 8 anos e 2 meses de prisão e mais uma multa de 23,7 milhões de euros para a cantora Shakira, que é acusada pelo órgão por fraude fiscal, conforme informações do jornal El Pais desta sexta-feira (29) e G1.

VEJA MAIS

Torcida grita o nome de Shakira e vaia Piqué em clássico entre Barcelona e Real Madrid; vídeo
O divórcio entre Shakira e Piqué aconteceu após ela descobrir uma traição do marido, que depois foi confirmada por ele

Cantora colombiana Shakira e jogador de futebol espanhol Gerard Piqué anunciam separação
Após 12 anos juntos, casal anuncia separação neste sábado, 4, por meio de nota emitida pela agência da cantora

Tudo começou quando autoridades fiscais espanholas encontraram provas de que, entre 2012 e 2014, a cantora, que já residia na Espanha e precisava pagar impostos no país, supostamente escondia a renda através de um esquema baseado em paraísos fiscais

Na última quarta-feira (27), Shakira anunciou que havia recusado um acordo com a autarquia e pretendia ir a julgamento. "Com a plena convicção de sua inocência (...), Shakira não aceita um acordo com a Promotoria e decide seguir adiante com o processo", disseram seus representantes legais em um comunicado em Barcelona, mesma cidade que a cantora reside, afirmando ainda que a intérprete de "Waka Waka" está confiante que a Justiça lhe dará razão.

Ainda conforme as informações, Shakira teria afirmado que a promotoria tem insistido em recolher o dinheiro ganho em turnês internacionais e no programa de televisão americano The Voice, trabalhos feitos quando ela ainda não residia na Espanha

Valor pago imediatamente

Shakira pagou "imediatamente", segundo ela, cerca de 17,2 milhões de euros (US$ 17,4 milhões) reivindicados pela suposta fraude fiscal entre 2012 e 2014, portanto, considera que "desde muitos anos não existe nenhuma dívida pendente com o Ministério das Finanças". Porém, na versão da promotoria, Shakira vivia na Espanha desde 2011 e manteve até 2015 sua residência nas Ilhas Bahamas, considerada um paraíso fiscal. 

(Estagiária Paula Figueiredo,sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)

Celebridades