MENU

BUSCA

Casal que se conheceu no carnaval vive a emoção dos desfiles em Belém há 23 anos

A paixão pelo carnaval levou Bené e Ana Flávia a se conhecerem quando participavam da mesma escola de samba, em Belém

Bruno Menezes | Especial para OLiberal

O Carnaval é reconhecido como um período de festa, folia e diversão. Mas para o casal Bené Brito e Ana Flávia Brito, ele também simboliza o surgimento de uma grande história de amor. Os dois são respectivamente mestre-sala e porta-bandeira da escola de samba Piratas da Batucada desde 2006 e devem a sua união de 23 anos aos desfiles do Carnaval em Belém.

VEJA MAIS:

A união do casal também se tornou uma parceria de trabalho de sucesso. Por 10 anos os dois foram instrutores da Academia Paraense de mestre-sala, porta-bandeira e porta-estandarte, um projeto que foi criado dentro da UFPA, em Belém. Ainda hoje, como professores de sua arte, os dois desenvolvem oficinas para ensinar e formar novos casais de mestre-sala e porta-bandeira em diversos municípios do Pará.

Sambando dentro da barriga

A relação que nasceu do carnaval também gerou o fruto de um novo amor na vida do casal, a jovem Beatriz Brito, de 13 anos, que hoje segue os passos da mãe e já atua como 3ª porta-bandeira da escola Piratas do Batucada, ao lado do 3º mestre-sala Gabriel Borges.

Ana Flávia explica que mesmo quando grávida não deixou de ser porta-bandeira nos desfiles de carnaval. Segundo ela, a filha já sambava dentro de sua barriga.

“A minha presidente disse que só ia desfilar se o médico autorizasse, já que eu estava com 5 meses de gestação. Na véspera do desfile fui ao médico, ele fez todos os exames e respondeu que eu poderia dançar porque minha filha estava ótima. Desfilei em Belém, Cametá, Outeiro, Icoaraci e não tive problema nenhum, a Beatriz só ficava inquieta quando o samba parava”, relata a porta-bandeira.

Hoje, com 13 anos, a adolescente Beatriz Brito se orgulha da história dos pais e já assume a responsabilidade que envolve os desfiles de carnaval, sempre tendo como inspiração a trajetória dos dois.

É maravilhosa a experiência de ser filha do 1º casal da escola de samba, que já ensinou muitos casais de mestre-sala e porta-bandeira de outras escolas. Como minha mãe fala, eu já sambava dentro da barriga dela, então ainda criança eu já gostava de ouvir a bateria e hoje tenho essa emoção de sair na escola e amar o carnaval desde pequena”, afirma Beatriz.

A família que respira o carnaval estará presente nos desfiles das escolas de samba de Belém, pela escola Piratas da Batucada, que completa 50 anos de história em 2024. Além desta agremiação, outras dezenas de escolas estarão desfilando na capital a partir do dia 10 de fevereiro.

Programação

O Carnaval deste ano em Belém começará primeiramente nos distritos da capital, em Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro. Os desfiles ocorrem de 10 a 13 de fevereiro.

Já em Belém, o espetáculo das escolas de samba ocorre na aldeia cabana, no período de 23 de fevereiro até 2 de março.

Cultura