MENU

BUSCA

Cantor e compositor Tunai morre no Rio de Janeiro

Irmão de João Bosco, ele foi autor de 'Frisson', entre outros sucessos

Redação Integrada com informações do G1

Tunai faleceu na manhã deste domingo (26), no Rio de Janeiro, aos 69 anos. Ele foi encontrado pela esposa no sofá da casa dele, por volta das 6 horas da manhã, após ter sofrido uma parada cardíaca. José Antonio de Freitas Mussi era o nome de batismo do compositor, que é irmão de João Bosco. O artista teve a canção "Frisson" foi gravada por Elis Regina, Fafá de Belém, Ney Matogrosso e Gal Costa. 

A morte foi confirmada pela família à TV Globo.  O corpo será velado a partir das 12h30 da segunda-feira, 27, no Memorial do Carmo, no Caju, e cremado às 15h30.


Carreira 

Formado em engenharia civil, Tunai abandonou a carreira pelo violão ao ter composições gravadas por Elis Regina, nos anos 70. Ela Pimentinha gravou "As Aparências Enganam" no disco "Essa Mulher" (1979); “Agora Tá”, em "Saudade do Brasil" (1980); e "Lembre-se", no show de lançamento de "Essa Mulher", no Palácio do Anhembi, em São Paulo, em 1979.

Fafá de Belém interpretou "Se Eu Disser", composição de Tunai com Sérgio Natureza. Em 1982, Jane Duboc obteve o 3° lugar no Festival MPB Shell, da Globo, com a música "Doce Mistério". Em 1984, Gal Costa gravou "Olhos do Coração" e "Eternamente" (com Liliane), ambas composições de Tunai e Sérgio.

Em 1984, lançou o maior sucesso, "Frisson", no LP "Em Cartaz", que entrou para a trilha da novela "Suave Veneno". Entre 1985 e 1994, lançou "Sintonia", na novela "Tititi"; "Sobrou Pra Mim", em "Fera Radical"; e "Meu Amor", em "Despedida de Solteiro", todas da Globo.

Nos anos 90, Ney Matogrosso gravou "As Aparências Enganam" e Ivete Sangalo, gravou "Frisson". Entre outros intérpretes que gravaram composições dele estão: Milton Nascimento, Elba Ramalho, Fagner, Emílio Santiago, Zizi Possi, Beto Guedes, Joanna, Sandra de Sá, Belchior e Roupa Nova.

Cultura