MENU

BUSCA

Cantor, ator e ativista Harry Belafonte morre aos 96 anos

Ele morreu por insuficiência cardíaca congestiva, segundo Ken Sunshine, publicitário do artista

Bruna Lima

O cantor, ator e ativista Harry Belafonte morreu na manhã desta terça-feira (25). De acordo com o publicitário Ken Sunshine, em comunicado à CNN, o artista morreu por insuficiência cardíaca congestiva.

Ele deixou a esposa Pamela e os filhos Adrienne Belafonte Biesemeyer, Shari Belafonte, Gina Belafonte, David Belafonte, dois enteados Sarah Frank e Lindsey Frank e oito netos.

Belafonte ficou conhecido pelo hit “The Banana Boat Song (Day-O)”., de 1956. A partir disso, foi apelidado de “rei do calypso”. Ele também se tornou uma estrela de cinema depois de atuar na adaptação cinematográfica do musical da Broadway, “Carmen Jones”.

Mas as maiores contribuições de Belafonte aconteceram fora dos palcos. Ele foi um estrategista-chave, arrecadador de fundos e mediador para o movimento dos direitos civis nos EUA. Ele continuamente arriscou sua carreira, e também a vida, por seu ativismo.

VEJA MAIS

Sting completa 70 anos reconhecido como músico e ativista pelo meio ambiente
Levantamento em homenagem ao aniversário do cantor aponta o clássico “Every breath you take" como sua música mais tocada nos últimos dez anos

Músico e ativista, Moby lança o álbum 'All Visible Objects'
Todos os rendimentos do novo projeto serão doados para várias instituições de caridade apoiadas pelo artista

Belafonte era amigo íntimo de Martin Luther King Jr., que costumava visitar o apartamento do cantor em Nova York para conversar sobre estratégias ou se distrair da pressão de liderar o movimento pelos direitos civis.

Cultura