MENU

BUSCA

Espetáculo 'Cabanos' comemora 20 anos com sessões no Margarida Schivasappa

Espetáculo do Grupo Encenação terá sessões neste sábado e domingo

Vito Gemaque

A história da maior revolta popular brasileira a Cabanagem será revivida novamente nos palcos do Teatro Margarida Schivasappa neste final de semana com o espetáculo “Cabanos, Uma Viagem no Tempo”. A revolta que foi a única a tomou o poder durante o Brasil Império. O Grupo Encenação, que está com o espetáculo há 20 anos na estrada, traz a revolta do povo paraense contra os portugueses para apresentações sempre às 19h, hoje e amanhã. Os interessados em comprar ingressos podem adquirir através das redes sociais do grupo ou pelo site www.sympla.com.br/grupoencenacao.

O grupo é formado por profissionais das mais diversas áreas como professores, atores e estudantes que encontram no teatro lazer e cultivo à arte. Para o diretor do espetáculo, Fernando Matos, a iniciativa de realizar a apresentação todos os anos é uma oportunidade de falar sobre o fato histórico mais importante já ocorrido aqui no Estado. “Este é o principal objetivo do grupo em apresentar, todos os anos, esse maravilhoso espetáculo, pois trata-se da nossa história que, sem dúvida nenhuma, foi uma das mais importantes revolta popular ocorrida no Brasil”, destaca.

A Cabanagem aconteceu no ano de 1835 foi um movimento libertário, profundamente nativista. O movimento se originou em razão da grande distância que separava o Grão Pará do centro de decisões dos colonizadores e do império, motivando um tratamento violento e explorador da população pelas autoridades. De acordo Matos, a peça vai abordar alguns dos principais momentos dessa história, tendo como personagens, autoridades daquela época, bem como líderes cabanos e escritores paraenses.

“Aqui falamos da parte principal da revolta, quando no dia 6 de janeiro o povo empunhou armas e tomou o poder ao matar o, então governador da Província, Lobo de Souza e seu comandante das armas, José Joaquim da Silva Santiágo. Falamos ainda sobre a tragédia do Brigue Palhaço e ainda homenageamos o grande escritor paraense Março Antônio de Oliveira com um pequeno trecho do seu livro "A Ameaça". Cabanos é uma verdadeira viagem no tempo que levará o espectador até 1835 onde se deu a Cabanagem, uma história de amor e luta, sangue e suor”, detalha.

A revolta se estendeu até 1840. O principal combustível da Cabanagem foi a extrema pobreza, fome e doenças, aliado ao processo de independência do Brasil (1822), mesmo com o Grão Pará aderindo quase um ano depois à Independência, e à irrelevância política que a província foi relegada pelo príncipe Pedro I. Apesar da Independência, a província mantinha a forte influência portuguesa, os índios e mestiços, na maioria, e integrantes da classe média uniram-se contra o governo regencial na revolta. O objetivo era adquirir influência no governo central brasileiro e enfrentar a questão da pobreza do povo da região, cuja maior parte morava em cabanas de barro (de onde se originou o nome da revolta).

Agende-se:

Espetáculo “Cabanos, Uma Viagem no Tempo”.

Data: 19 e 20 de outubro

Horário: às 19h.

Local: Teatro Margarida Schivasappa (Centur)

Cultura