MENU

BUSCA

Boieiras do Ver-o-Peso e de chefes paraenses representarão culinária paraense em Santa Catarina

Os convidados mostrarão as influências da culinária portuguesa na cozinha paraense

Bruna Lima

As influências gastronômicas deixadas nos dois pontos extremos do Brasil pelos portugueses vindos da região de Açores, em Portugal, serão apresentadas em três dias de evento gastronômico-cultural nas cidades catarinenses (Florianópolis, Bombinhas e Balneário Camboriú) no período de 27 de abril e 1 de maio. O evento, em sua primeira edição, visa o intercâmbio cultural e divulgação da culinária amazônida-sulista para o resto do mundo.

O "Encontro Açores Norte Sul" promoverá jantares, almoços, degustações, visitas técnicas e palestras para discutir as influências culturais entre as regiões e servir a um novo mercado consumidor de receitas e ingredientes da floresta que funcionam muito bem com as iguarias locais. De acordo com o coordenador da programação, Eduardo Souza, esse projeto faz parte de um programa maior, que se chama "Amazônia Novos Portugais", desenvolvido pelo Instituto Cultural Amazônia Brasil e realizado há seis anos. 

"Levamos música, culinária e outras formas de arte. É uma ação que envolve cultura, turismo e negócios nesse intercâmbio entre Amazônia e Portugal. É um projeto bem amplo e a ideia é abrir espaço para levar conteúdo tanto de Portugal para a Amazônia como vice-versa", pontua.

Os chefs Ofir Nobre Oliveira (Belém), Saulo Jennings (Santarém), Paulo Osterne (Bragança), Alessandro Oliveira (Bragança) e as Boieiras do Ver-o-Peso (Belém) vão representar as localidades onde mais são encontradas as influências açorianas no Pará. Nesse evento, as boieiras serão protagonistas, já que elas representam o mercado do Ver-o-Peso, o símbolo principal da culinária paraense.

“Para nós será uma grande oportunidade de divulgar nossa cultura e nossa gastronomia para um público que pouco tem oportunidade de conhecer nossas raízes e tradições”, pontua Eliana Ferreira, boieira que participará do evento. 

Segundo Saulo Jennings, chef de Santarém e um dos nomes mais influentes da gastronomia amazônica, cozinhar foi uma proposta de vida e não de negócio. "Usar a cozinha foi um veículo de partilha, do conhecimento, do alimento, do momento e das histórias. Faço comida para alimentar não somente o corpo, mas também a alma. Desta forma, este intercâmbio da culinária Norte Sul é alimentar a história dos nossos estados”. 

OUTRAS ARTES

Durante o encontro também é realizado o "Festirua 2019 - 2º Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua", que é parceiro do projeto e acontecerá no mesmo período em Bombinhas, uma das cidades que formam a bela Costa Esmeralda do litoral catarinense e sediará a maior parte do evento.

O ápice do encontro será no dia 30 de abril, no espaço Casa D'Praia, onde estarão reunidos chefs paraenses, gaúchos e catarinenses e também as boieiras do Ver-o-Peso. Será um jantar com um menu especial fundindo as gastronomias amazônica e catarinense a partir dos Açores, e com o objetivo de estimular negócios e parcerias entre o norte e o sul através da cultura e da gastronomia.

Ainda de acordo com o coordenador do encontro, o estado de Santa Catarina é o maior produtor de tucupi do país, alimento usado no Pará para a elaboração de pratos quentes. Mas no Sul do País, o tucupi é despejado na natureza causando danos ao meio ambiente. Sendo assim, a coordenação do encontro visa mostrar aos catarinenses como esse alimento pode ser reutilizado.

"A nossa ideia é trabalhar o tucupi de Santa Catarina e reutilizar por meio da cultura gastronômica, já que mais de 300 milhões de litros de tucupi são despejados na natureza. Os encontros também abordam a questão ambiental", completa Eduardo Souza.

INFLUÊNCIAS

Os açorianos chegaram ao Brasil pelos estados do Pará e Santa Catarina e sua cultura se mesclou às culturas locais de variadas formas. Diante disso, a ideia central do projeto é promover o encontro entre os estados do Pará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e assim fomentar uma cooperação mútua através de parcerias institucionais e comerciais que estimulem trocas de experiências e possibilidades de negócios entre profissionais da cultura, da gastronomia e do turismo de ambas as regiões. O “Encontro Açores Norte Sul" é realizado pelo Instituto Sabor Selvagem e Instituto Cultural Amazônia Brasil.

Cultura