MENU

BUSCA

Blizzard suspende mais três jogadores de por manifestações políticas por manifestações pró-Hong Kong

A desenvolvedora do jogo de cartas Hearthstone já havia suspendido o jogador profissional

Redação Integrada

Mais três jogadores do game de cartas Hearthstone foram suspensos de torneios profissionais por seis meses pela desenvolvedora Blizzard por manifestação política. Os jogadores de um time universitário chamado American University mostraram cartazes em favor das manifestações de Hong Kong. A desenvolvedora já havia suspendido o jogador profissional Chung “Blitzchung” Ng Wai pelo mesmo período por comentários após uma partida. 

Os jogadores excluídos temporariamente foram Casey Chambers, Corwin Dark e um player conhecido como TJammer, de acordo com informações do site VICE Games. Nos cartazes mostrados durante transmissão ao vivo estava escrito em inglês "libertem Hong Kong, boicotem a Blizz".

Em uma postagem no Twitter, Casey Chambers divulgou a mensagem enviada pela Blizzard alguns dias após o protesto. A empresa apontou que American University violou uma das regras oficiais, que impede jogadores de performarem qualquer ato que possa ser considerado "abusivo, insultuoso, zombador ou perturbador". Por isso, toda a equipe estava banida dos torneios pelo período de seis meses.

A comunidade de Hearthstone tem criticado pesadamente a suspensão de Blitzchung do cenário competitivo. Alguns membros dizem que a empresa cedeu as pressões do governo chinês. Grupos que apoiam as manifestações em Hong Kong informaram que planejam levar seus protestos para a BlizzCon 2019.

O presidente da Blizzard Entertainment, J. Allen Brack, emitiu uma nota afirmando que as "visões específicas expressas por Blitzchung" não foram um "fator na decisão que tomamos". Segundo ele, os relacionamentos na China não influenciaram nossa decisão.

Cultura