MENU

BUSCA

Autor do best seller 'A Sombra do Vento', Carlos Ruiz Zafón morre aos 55 anos

O romance foi selecionado em 2014 como um dos 26 'clássicos da literatura universal'

Reuters

MADRI - O escritor espanhol Carlos Ruiz Zafón, cujo livro "A Sombra do Vento" vendeu mais de 15 milhões de cópias, morreu de câncer aos 55 anos em Los Angeles, informou sua editora nesta sexta-feira.

Zafón começou sua carreira na literatura juvenil antes de publicar o trabalho que se tornou o romance espanhol mais lido após o clássico "Don Quixote", de Miguel de Cervantes, de acordo com a Editorial Planeta.

O romance - o primeiro de uma série de quatro partes, traduzido para mais de 40 idiomas em todo o mundo - foi selecionado em 2014 pela editora britânica Penguin Classics como um dos 26 "clássicos da literatura universal".

Os editores de Zafón prestaram homenagem ao autor citando uma de suas passagens: "Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que leram, viveram e sonharam com ele", publicou a Editorial Planeta no Twitter.

Nascido em Barcelona e morador da Califórnia, Zafón foi um dos escritores mais bem-sucedidos da língua espanhola, com críticos o comparando a Charles Dickens por seu estilo gótico denso, intrigas em ritmo acelerado e personagens pitorescos. O fascínio de Zafón por sua cidade natal era evidente em suas obras. 

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, tuitou: "Um dos autores espanhóis mais lidos e admirados do mundo nos deixou. Carlos Ruiz Zafón, romancista contemporâneo de referência, deixa uma marca importante na literatura moderna. Obrigado por nos deixar viajar pelas suas histórias".

Uma mensagem na conta do próprio Zafón no Twitter confirmando sua morte dizia: "Continuaremos sonhando com cada palavra que ele escreveu".

Cultura