Auto de Natal Ranchista leva o religioso e o profano para o bairro do Jurunas
A primeira edição do evento tem objetivo de confraternizar com a comunidade
A escola de samba "Rancho não Posso me Amofiná" lança nesta sexta-feira, 21, o Auto de Natal Ranchista, uma programação cultural similar ao Auto do Círio. O cortejo conta com três estações, que vão da ladainha ao samba, pela ruas do Jurunas. A concentração será na Igreja de Santa Luzia, às 19h. E nessa primeira edição, além de ter como objetivo a confraternização entre a comunidade jurunense servirá também para apresentar a nova fachada da quadra da escola.
Assim como o Auto do Círio, que já tem uma tradição de mais de 20 anos, o atual presidente do Rancho, Fernando Gomes, resolveu dar essa proposta aos componentes da escola de fazer o Auto de Natal Ranchista. "A grande sacada é misturar sagrado e profano e já usar de gancho para abrir o carnaval", diz o presidente. A programação terá várias participações especiais e entre elas está o coral da Guarda de Nazaré, a cantora Nazaré Pereira e Gigi Furtado.
A programação começa na Igreja de Santa Luzia, no bairro do Jurunas, onde o padre dará a benção para as comunidades do Rancho, do Imperial e de São Domingos, que são as três comunidades emblemáticas do Jurunas. A partir disso, os integrantes seguirão em cortejo.
A primeira estação se apresenta com o coral da Guarda de Nazaré, a segunda com a cantora Nazaré Pereira e a terceira com a cantora Gigi Furtado. Em cada uma dessas estações os quesitos da escola vão aderindo, como por exemplo, as crianças dos projetos sociais, a quadrilha ranchista, a velha guarda, além dos quesitos da escola de samba como passistas e outros personagens.
Ainda sobre o cortejo, o intérprete da escola, Bruno Costa, explicou que na primeira estação o trajeto vai ser embalado com canções do rancho em ritmo de ladainha. E só a partir da terceira estação que vai virar carnaval com a entrada do mestre sala, porta bandeiras, baianas, comissão de frente, entre outros.
"Vai ter a presença de Maria, José, o menino Jesus, os reis magos e entre outros ícones que simbolizam o Natal. Vai ser uma celebração bonita que mistura o religioso e o profano. O principal objetivo é de confraternização com o bairro e com a agremiação", pontua Bruno Costa.
A intenção do presidente da escola é que a programação vire tradição. "O rancho existe há 84 anos e é uma referência para o bairro, pois representa a felicidade do Jurunas. A identidade que as pessoas têm com a escola é incrível e essa é uma forma de presentear o povo por meio da arte e da cultura", declarou Fernando Guga.
No período que antecede o evento os voluntários já trabalham com distribuição de informativos pelas casas próximas do trajeto convidando para enfeitar as casas, convidar familiares e conscientizando sobre o tráfego no local, durante o cortejo.
Serviço:
Auto de Natal Ranchista
Data: sexta-feira, 21, a partir das 19h
Concentração: Igreja de Santa Luzia, bairro do Jurunas