MENU

BUSCA

Artista paraense Ester Sá lança canal de contação de histórias no YouTube

Projeto inicia com série 'A Casa Dentro de Si', que vai abordar narrativas do cotidiano

Lucas Costa

O YouTube ganha uma nova contadora de histórias neste sábado (3), a artista Ester Sá lança seu próprio canal na plataforma, com conteúdos para todas as idades. Durante o mês de outubro, o Canal Ester Sá inicia com uma série de história intitulada “A Casa Dentro de Si”, com novos vídeos publicados aos sábados, sempre às 10h.

A série que inaugura o canal tem como tema um olhar mais atento para as emoções e seus desdobramentos na vida. “A Casa Dentro de Si” é composta por cinco histórias de domínio público, são elas: Histórias de tradição Sufi, de Tradição Zen, História tradicional da Índia, Conto Popular e de Tradição da Yoga. Todas fazem parte de uma pesquisa que a artista vem fazendo há certo tempo, sobre o tema das emoções e o autoconhecimento.

“‘A Casa Dentro de Si’ é um projeto que nasce de uma vontade de falar sobre as emoções, de como elas movem a vida, e de como podemos tomar consciência delas e desse movimento. Há um bom tempo eu vinha selecionando histórias sobre esse tema, e até antes de ele ter nascido nesse formato audiovisual, eu já havia experimentado contar algumas dessas histórias presencialmente”, conta Ester sobre o novo projeto.

O público alvo são crianças e adultos; já que a ideia, segundo a artista, é compartilhar a beleza e a sabedoria das histórias com toda a família, assim como buscar sabedorias que vão além do intelecto, conectadas com o sentir e com o sentido real da existência humana em sua relação com o todo.

“Acreditamos que a família costuma buscar conteúdos como as histórias para o entretenimento e formação dos pequenos, porém quando o conteúdo expressa valor simbólico de relevância, todos são atingidos e o envolvimento é ampliado para uma experiência estética compartilhada e de valor afetivo no sistema familiar. Apostamos poder ser uma das opções de conteúdo para contemplar quem busca essa conexão”, explica.

Narrativas e laços

O Canal Ester Sá é um projeto familiar. Quem assina a direção de fotografia e edição dos vídeos é André Mardock, marido de Ester e profissional do audiovisual. Para o lançamento, outros amigos artistas somam seus trabalhos, como Fábio Cavalcante, compositor da trilha sonora original e vinheta de abertura; o artista Cleber Cajun, que assina a identidade gráfica do canal, e Andrei Miralha, animador da vinheta. O figurino é assinado por Maurício Franco.

O canal era um projeto antigo de Ester, que já acumula vasta experiência no teatro e até mesmo no cinema. O período de pandemia, quando precisou estar longe dos palcos, acabou se apresentando como momento para investir na ideia.

“Creio que as coisas acontecem na hora certa, então agora é a hora. A experiência que trago de ter feito cinema me ajuda na hora de lidar com a câmera, sim. Neste trabalho são narrativas, e eu considero que narrar  para a câmera é tecnicamente mais simples do que, por exemplo, fazer teatro para a câmera”, conta.

Depois da série de estreia, o canal já tem conteúdos planejados, e Ester explica ainda que o objetivo é atingir públicos de diversas faixas etárias com o passar do tempo. “O canal terá as histórias como mote principal, mas outros conteúdos irão  fazer parte. Por exemplo, em novembro já estamos com o espetáculo narrativo  ‘Nina Brincadeira de menina’ na íntegra, prontinho para ser postado; e também ‘Uma história das histórias do Boi Bumbá’.  Ambos são espetáculos narrativos do meu repertório que falam sobre a cultura popular, que adaptamos para o audiovisual”, adianta.

Em outubro, o canal começa com postagens sempre aos sábados; já em novembro, os conteúdos passam a ser distribuídos a cada 15 dias. Ester explica que o público sempre estará por dentro da agenda do canal.

Cultura