MENU

BUSCA

Arte Pará: uma história do contemporâneo ao longo do tempo

Atualmente em sua 39ª edição, salão Arte Pará tem história que se entrelaça com a das artes da Amazônia

Lucas Costa

Caminhando junto aos movimentos da arte contemporânea da Amazônia em sintonia com o resto do mundo, o salão Arte Pará tem sua história também construída dentro destes 75 anos de jornal O Liberal. Atualmente em sua 39ª edição, realizada pela primeira vez em formato totalmente virtual, o consagrado salão de arte contemporânea tem uma história que começa em 1982, e desde lá, passou por diversas fases refletindo diferentes contextos.

O professor John Fletcher, da Faculdade de Artes Visuais da UFPA, escreveu sua tese de doutorado em torno do Arte Pará, e relembra que a história do salão começa com Sônia Renda na direção executiva da Fundação Rômulo Maiorana.

LEIA MAIS

Além de Herkenhoff, a curadoria do Arte Pará reflete seus períodos a partir de visões diversas ao longo de sua história. Nessa trajetória, a curadoria teve nomes como Marisa Mokarzel, Orlando Maneschy, Claudio De La Rocque, Nina Matos, Ricardo Rezende, Jussara Derenji, entre outros.

Em sua perspectiva, John Fletcher vê uma nova fase para o Arte Pará no horizonte, que já começa a ser desenhada com a mostra deste ano. “O Paulo Herkenhoff tem exercitado também muito essa função de escuta sobre como o salão pode vir a se transformar, e acho importante pensar em como essa edição de 2021, em que ele optou por uma inteiramente voltada para o videoarte, funcionando virtualmente. Seria quase como o fechamento de um ciclo. Então a partir do ano que vem, o Arte Pará entra em sua 40ª edição, e acho que vamos ter uma celebração”, diz Fletcher.

Horizonte de arte e tecnologia

O salão Arte Pará 2021 tem sua mostra totalmente virtual em 2021. Sob curadoria de Paulo Herkenhoff, e curadoria adjunta de Roberta Maiorana, a edição carrega como conceito “Uma História da Videoarte na Amazônia (episódio 1): Pará”, reunindo trabalhos de 46 artistas convidados. A mostra está disponível no site www.artepara2021.com.

O Arte Pará 2021 é realizado pela Fundação Romulo Maiorana, e tem como patrocinador novamente a Fibra Centro Universitário, renovando a parceria que existe desde 2012. O salão tem ainda apoio do Grupo Liberal e Instituto Inclusartiz.

Cultura