MENU

BUSCA

Arrastão do Círio ganha novidades para a edição de 2022

Novo trajeto e condução do Batalhão da Estrela são as novidades para o retorno do arrastão

Bruna Dias

No próximo dia 08 de outubro, o Arrastão do Círio chega à 20ª edição. Com trajeto novo e o Batalhão da Estrela reduzido, o Arraial do Pavulagem sabe que este será o maior de todos os tempos, assim como ocorreu no Arrastão Junino, do Instituto Arraial do Pavulagem.

A concentração, que começa a partir de 9h, continua como manda a tradição, na esquina da Boulevard Castilhos França com a Presidente Vargas, sentido Ver-o-Peso. Com a chegada de Nossa Senhora de Nazaré, o Arraial presta suas homenagens, e dá sequência ao trajeto, seguindo pela Boulevard Castilhos França, dobrando na 16 de novembro e tem sua conclusão na Praça Dom Pedro II, onde a banda Arraial do Pavulagem se apresenta ao lado de convidados especiais.

“Tenho certeza que será um grande espetáculo, assim como foi o arrastão junino. Este ano está tudo grandioso. Vamos apresentar um espetáculo no Arrastão do Círio para as pessoas, e ao encerrar, vamos fazer o nosso tradicional show com boi, carimbó, etc”, disse Júnior Soares, músico e idealizador do Arraial do Pavulagem.

A mudança de trajeto se deu para deixar os brincante mais à vontade, em decorrência da complexidade existente no trânsito com a Moto Romaria e a falta de arborização no trajeto antigo, já que o horário em que ocorre o arrastão é de sol intenso.

“Pensando nesse público, que abrange crianças e idosos, essa opção que estamos propondo é bem mais tranquila e segura. Essa área da Praça Dom Pedro II é bem arborizada, com bastante mangueiras, vai dá para fazer algo bonito. Estou super feliz com essa opção. Vamos pedi a Virgem de Nazaré condução e acolhimento”, disse Ronaldo Silva, presidente do Instituto Arraial do Pavulagem.

Uma outra novidade é a redução de pessoas no Batalhão da Estrela. Para este ano o número será de 360 pessoas, valorizando os veteranos.

“Nós somos muito pequenos e fazemos uma coisa muito grande, a redução que nós fazemos não é para reduzir as pessoas que possam ir espontaneamente para lá, é que não temos pernas para manter um Batalhão com 1500 pessoas por exemplo. É até uma questão de espaço físico da rua onde as coisas acontecem, segurança e complexidade financeira que é isso. Optamos pelas pessoas que já tem uma experiência antiga porque o espetáculo desse ano está exigindo da gente uma caminhada mais direta para agilizar a construção do cortejo, não temos tempo e nem estrutura para estar com 1500 pessoas experimentando esse formato”, explicou Ronaldo.

Esse número de 1500 citado pelo presidente é referente a quantidade recorde de membros do arrastão junino que ocorreu no primeiro semestre desse ano, que levou um mar de gente para as ruas do bairro da Campina ao longo das apresentações.

A realização do 20º Arrastão do Círio é do Instituto Arraial do Pavulagem, com patrocínio da Equatorial Energia, apoio cultural da Lei Semear, Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Governo do Pará e apoio institucional da Prefeitura de Belém através da FUMBEL.

Agende-se

Arrastão do Círio

Data: 08 de outubro

Horário: 9h (concentração), 11h (saída do cortejo após o fim do Círio Fluvial)

Local: Boulevard Castilhos França com Av. Presidente Vargas (partida) Praça Dom Pedro II (chegada)

Cultura