MENU

BUSCA

Arrastões do Arraial do Pavulagem começam neste domingo

32 ANOS - Arraial do Pavulagem inicia neste domingo a série de quatro arrastões que vão levar centenas de brincantes para a praça

Redação Integrada

Começa neste domingo, às 9 horas, a série de arrastões juninos que o Arraial do Pavulagem programou para a quadra de 2019. Serão realizados quatro cortejos, ao todo, incluindo os que estão agendados para os dias 23 e 30 de junho e para o dia 7 de julho.

 


Depois de 32 anos da manifestação cultural, a organização decidiu que o arrastão deveria ser realizado fazendo o sentido inverso, pela Avenida Presidente Vargas, saindo da frente do Theatro da Paz em direção à Praça dos Estivadores, no Boulevard Castilho França, no Centro de Belém, onde fica a se de do Instituto Arraial do Pavulagem e onde serão realizados os arraiais do Pavulagem durante o mês de junho.

No trajeto, o cortejo costuma reunir pessoas de todas as idades, em uma grande celebração da cultura paraense. A concentração dos brincantes para a saída do arrastão ocorrerá às 8 horas. As apresentações também incluem o desfile do Boizinho Azul, símbolo junino do Arraial do Pavulagem, que no início concentrava os brincantes na frente do Teatro Waldemar Henrique, para dar uma volta pela Praça da República.

Como a manifestação cresceu e não coube mais na praça, foi transposta para a pista da Avenida Presidente Vargas, sempre com concentração e saída dos brincantes da Escadinha do Cais do Porto, finalizando o cortejo na praça. Na chegada do arrastão à Praça dos Estivadores, este ano, em frente à sede do instituto, os brincantes vão dispor do Arraial do Boi Pavulagem, que incluirá uma estrutura para shows.

O Arraial do Pavulagem conta, em 2019, com apoio da Prefeitura de Belém e do Governo do Estado, além do patrocínio da concessionária de energia elétrica Equatorial Celpa, por meio da lei estadual de incentivo à cultura, a Semear. Segundo Walter Figueiredo, da organização do grupo, as mudanças visam consolidar o Arraial do Pavulagem como território da cultura popular capaz de reinventar tradições para evoluir e garantir a sustentabilidade da manifestação cultural que celebra arte, cultura e vida. “Com o novo trajeto e a expansão do espaço da praça, agregamos novas possibilidades criativas, abrindo mais uma opção de fomento, circulação e disseminação de conteúdos culturais para a cidade”, reiterou.

O ambiente, observou Walter, mostra-se festivo, familiar, seguro e colaborativo, além de dedicado a todas as pessoas. “Belém merece uma quadra junina que aproveite e revitalize seus espaços públicos”, defendeu ainda Walter Figueiredo. “Toda a simbologia, a história e o propósito dessa manifestação nos últimos 32 anos é o que nos alimenta e nos faz ir pra frente com o movimento. As parcerias que marcam este ano vieram pra tornar o sonho mais real, revigorando a iniciativa e aumentando seu alcance na sociedade”.

Oficinas e ensaios vêm sendo realizados para preparação dos brincantes que participam dos cortejos. Os preparativos culminaram com o ensaio geral na frente da sede do Arraial do Pavulagem, no Boulevard Castiho França, na noite de quarta-feira (12). Na quinta (13), foi aberta a programação junina do Arraial do Pavulagem, com a chegada e levantamento do Mastro de São João na Praça dos Estivadores. Na área do Arraial do Boi Pavulagem, que será realizado aos domingos, haverá programação da prefeitura às sextas e sábados. 

Cultura