MENU

BUSCA

Aquarelista paraense lança livro sobre tradições de matriz africana

Para Fernanda Vera Cruz, a arte pode ser uma importante ferramenta essencial de luta social

O Liberal

A aquarelista paraense Fernanda Vera Cruz, irá lançar na próxima quarta-feira (20), o livro Rainha das Águas: Coleção de Aquarelas Autorais Sobre Tradições de Matriz Africana. O lançamento, que irá contar também com uma exposição de mesmo nome, ocorre às 17h, no Solar da Beira, na Campina, dentro da programação do mês de aniversário de 406 anos de Belém.

Segundo Fernanda, “a ideia do livro veio de uma necessidade minha enquanto artista, pessoa negra, pertencente ás tradições africanas. Então veio de uma necessidade da continuidade a um trabalho que eu comecei em 2018, que são uns adesivos de combate a intolerância ao racismo e intolerância religiosa. Então são adesivos que mostram imagens de devoção, que falam sobre ancestralidade da matriz africana, a nossa conexão com a natureza. Eu queria falar com mais propriedade sobre esses assuntos, com mais afeto. Visitei quatro casas de axé e as ilustrações são todas autorais, é uma coisa que me move e está sempre presente na minha vida”, explicou.

Para a artista, a arte é uma ferramenta essencial de luta social. “Quando entramos em pandemia, ninguém estava preparado para essa situação então o consumo da arte aumentou muito, deixando bem evidente o quanto a gente precisa da cultura em nossas vidas. Acredito que a arte é uma forma de mudar uma sociedade e transformar mentes, principalmente quando estou usando com esse intuito, de luta social”, destacou.

O livro é lançado através de projeto selecionado pelo Edital de Artes Visuais - Lei Aldir Blanc Pará 2020 e conta com apoios importantes como da Sala Arthur Leandro Táta Kinamboji de Ensino, Arte e Cultura Afro-Amazônica, Grupo de Estudos Antirracista e Antisexista Zélia Amador de Deus, Mansu Mansubando Kuen Kuen Neta e Produtora Escaravelho.

 

Agende-se

Lançamento do livro e abertura da exposição Rainha das Águas: Coleção de Aquarelas Autorais Sobre Tradições de Matriz Africana

Data: 20/01/22

Hora: 17h

Local: Solar da Beira (Bairro: Campina)

Cultura