MENU

BUSCA

Wagner Moura é favorito na disputa do Oscar 2026, aponta revista norte-americana

Editor da Variety que havia antecipado a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025

Estadão Conteúdo

Wagner Moura surge como favorito ao Oscar 2026 de Melhor Ator, segundo a revista americana Variety. O destaque se deve ao seu papel no filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, que já conquistou premiações importantes, incluindo Cannes, onde Moura foi eleito Melhor Ator e Mendonça Melhor Diretor.

VEJA MAIS

Wagner Moura fala sobre 'O Agente Secreto' representar Brasil em corrida do Oscar

Wagner Moura recebe prêmio Golden Eye do festival de Zurique por ‘O Agente Secreto’
Brasileiro é o primeiro ator sul-americano a receber este prêmio

Wagner Moura critica cobrança por posicionamento político de artistas
Ator afirmou que nem todos estão preparados para lidar com as reações ao se posicionar e disse que “ninguém tem que falar” sobre política

Clayton Davis, editor da Variety que havia antecipado a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025, coloca Moura à frente de nomes como Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após A Outra), Dwayne Johnson (Coração de Lutador), Timothée Chalamet (Marty Supreme) e Ethan Hawke (Blue Moon).

Além do prêmio de atuação, o longa brasileiro também figura entre os favoritos em categorias como melhor direção, roteiro original e melhor filme.

A história por trás do filme

O Agente Secreto se passa no Recife de 1977 e acompanha Marcelo, especialista em tecnologia que retorna à cidade em busca de paz, mas acaba confrontando um passado misterioso e um ambiente longe de ser acolhedor.

O elenco conta com Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa e Alice Carvalho. O filme estreia nos cinemas brasileiros em 6 de novembro.

Reconhecimento internacional

Na última sexta-feira, 26, Moura recebeu o Golden Eye Award no Festival de Zurique, na Suíça, tornando-se o primeiro ator sul-americano a receber o prêmio. Em vídeo publicado pelos organizadores, ele comentou:

"É um reconhecimento que eu carrego, e entendo que não é apenas sobre mim, ou o que faço, mas sobre o cinema sul-americano. E isso me deixa muito orgulhoso."

O diretor Kleber Mendonça Filho também elogiou o ator: "É alguém a quem amo, um grande amigo. Ele é incrivelmente carismático. Uma estrela do cinema, um grande ator e uma ótima pessoa. Ou seja, é o pacote completo."