MENU

BUSCA

TV Liberal celebra 50 anos de história e conexão com os paraenses

Em 27 de abril de 1976, Romulo Maiorana e autoridades protagonizavam o começo de uma nova era da televisão na Amazônia. Por isso, o dia de hoje é, para o público e profissionais da emissora, um momento ímpar para se celebrar

Eduardo Rocha

É fácil conferir os telejornais Bom Dia Pará, JL1, J2, programas como Globo Esporte e É do Pará, na TV Liberal: no celular, no computador, no streaming e, sem dúvida, na própria TV aberta. Entretanto, para se chegar a essa comodidade, a esse acesso fácil, foram necessários 50 anos de história dessa emissora. Esse meio século de trajetória da TV Liberal completa-se nesta segunda-feira (27), em um momento emocionante para quem ajudou e ajuda a construir essa história, entre dirigentes, profissionais e técnicos, e, em especial, o público espectador. Público que confere todos os dias uma programação diversificada e dinâmica. Tudo ocorrendo a partir de 27 de abril de 1976, quando Romulo Maiorana, idealizador e fundador do Grupo Liberal, ao lado da esposa Déa Maiorana, do então ministro das Comunicações Euclides Quandt de Oliveira, e dos jornalistas Linomar Bahia e Ossian Brito e convidados protagonizaram a inauguração da TV. Logo depois, em 1º de maio de 1976, a Liberal tornou-se afiliada da Rede Globo.

Para marcar os 50 anos da TV, foi lançado um selo comemorativo e atualizada a logo da emissora em 3D. Também acaba de ser lançado o documentário “50 anos - início, presente e futuro”. Ao longo do dia de hoje (27), os telespectadores da TV Liberal e o público irão conferir mensagens e reportagens alusivas a essa conquista nos telejornais BDP especial, JL1 e JL2 e no Globo Esporte.

Com 76 anos de jornalismo, Linomar Bahia, 91 anos, era o diretor de Implantação da TV Liberal em 1976. Ele diz que não se trata de celebrar 50 anos da emissora, mas de um novo tempo na televisão na Amazônia. Lembra que as emissoras, até então, tinham uma programação que começava às 17h e ia até a meia-noite. Quando a Liberal entrou no ar, a programação começava às 10h e prosseguia até o dia seguinte, e assim progressivamente até se manter por 24h. Toda a construção e inauguração da emissora foi “uma corrida de obstáculos”, como lembra Linomar Bahia.

Desde seus primeiros momentos, a emissora prezou pela utilização de equipamentos tecnológicos de ponta e um padrão de funcionamento de alto nível, tanto que a Globo o adotou como modelo para suas outras afiliadas. “Não viemos para ser servidos, mas para servir”, enfatizou Romulo Maiorana, em seu pronunciamento de inauguração da TV Liberal.

A emissora passou a operar 24h e em cores. “A TV Liberal continua sendo, até hoje, 50 anos depois, a que puxa todo esse processo de modernização”, destaca Linomar.

O momento da inauguração da emissora permanece inesquecível para Linomar Bahia. “Nós tínhamos feito uma programação de como tudo ia transcorrer, mas o volume de pessoas e de autoridades, principalmente, destruiu toda a nossa programação, todo o nosso planejamento”.

”O governador Aloysio Chaves, o ministro das Comunicações Euclides Quandt de Oliveira, todos eles, e nós lá espremidos naquele ambiente do todo de emoção. E o Romulo lendo emocionado o seu discurso. Ele, logo em seguida, teve a chamada febre emotiva e não acompanhou mais o resto da programação, que foi o grande jantar com um show da cantora peruana Perla, que estava na crista da onda da época, na Assembleia Paraense”.

Linomar ressalta: “Eu estou me reportando àquela ocasião, para que todos percebam realmente o que é inaugurar uma televisão moderna, atuante e, sobretudo, que sempre que agradeceu a admiração do povo do Pará e do Brasil também”.

O jornalista Francisco Cezar formou com Vera Cascaes, a primeira dupla de apresentadores da emissora. Eles estrearam em 1976. Francisco ingressou na TV na inauguração em 1976 e permaneceu até o final de 1984, praticamente dez anos de casa. “Uma época de consolidação da TV Liberal e realmente foi um período extraordinário”.

Cezar recebe os 50 anos da emissora com grande alegria, porque “50 anos é uma data muito significativa”. “Eu lamento, dentro de toda essa alegria, apenas o meu querido e amado Romulo Maiorana não estar presente. Ele foi um jornalista, um empresário de uma mente prospectiva e revolucionou o jornalismo e a Imprensa, a comunicação no Pará. Romulo se foi muito cedo, mas deixou um legado extraordinário, no qual se destaca a TV Liberal”, pontua. O diretor de Jornalismo da TV Liberal Carlos Bonatelli, celebra a conquista dos 50 anos.  "A T TV Liberal integrou todo o Pará por meio do seu jornalismo", salienta.

Novos rumos

Há 24 anos no Grupo Liberal, onde chegou a atuar como diretor financeiro em 2019 e, há seis meses, está como diretor executivo da TV Liberal, Alan Vale comemora os 50 anos da emissora. “Um marco muito importante. Uma emissora se manter líder na Amazônia, em um segmento tão desafiador, por tanto tempo, com uma programação relevante e um jornalismo atuante, nos remete a um sentimento de orgulho muito grande”.

A TV Liberal, como pontua Alan Vale, é referência em comunicação no Pará e “atua sempre de forma imprescindível na vida dos paraenses, com compromisso, imparcialidade, credibilidade e responsabilidade”. “Trabalhamos cada vez mais para consolidar nossa liderança em audiência e em oportunidades, capazes de fortalecer nossas marcas”.

O público pode esperar uma TV Liberal ainda mais próxima, moderna e conectada com a vida dos paraenses, como frisa Alan. “A implantação da TV 3.0, que vai iniciar um novo ciclo, como, por exemplo, ocorreu com a passagem do sinal analógico para o digital. Ela vai permitir uma experiência mais interativa, personalizada e integrada entre a TV aberta e o ambiente digital, com maior qualidade de imagem, som e novas formas de conexão do público com a nossa programação”, destaca.

“A modernidade não é algo novo, sempre fez parte do DNA da TV Liberal, desde a sua inauguração, com a visão de futuro do Dr. Romulo e permanece com o nosso atual presidente, Dr. Ronaldo Maiorana (presidente executivo do Grupo Liberal), sempre apostando em inovação, qualidade e compromisso com o desenvolvimento da comunicação no Pará”, completa Alan Vale.

Nos 50 anos da TV Liberal, muita gente atuou e atua na emissora. Profissionais como Regina Alves, Fernando Nascimento, Emanuel Villaça, Douglas Dinelly, Tito Barata, Simone Amaro, Nélio Palheta, Albanir Freitas, Gouvêa Júnior, Leni Sampaio, Ney Messias, Pierre Beltrand, Priscilla Castro, João Jadson, Fábia Sepêda, Layse Santos, Edson Matoso, Ismaelino Pinto, Nelma Nicolau, Alex Fiúza de Melo, Jayme Bastos, Jerônimo Filho, Valéria Nascimento, Zaire Filho, Fernanda Pinheiro, Christian Emanoel, André Laurent, Leo Nunes, Jalília Messias, Tarrika e Alberto Pinheiro, entre tantos outros.