MENU

BUSCA

Theatro da Paz recebe Ney Matogrosso nesta quinta (13) em show beneficente pelo Pantanal

Espetáculo integra programação paralela da COP 30 e terá renda revertida para projetos de preservação do bioma

Amanda Martins

O Theatro da Paz será palco, na noite desta quinta-feira (13), do espetáculo Voz e Piano”, apresentado por Ney Matogrosso e acompanhado do pianista Leandro Braga. O show, que começa às 21h, integra a programação cultural paralela a COP 30 e tem como propósito unir arte e conscientização ambiental. Toda a renda arrecadada será revertida para projetos de proteção do Pantanal, o maior bioma alagável de água doce do planeta. Os ingressos estão disponíveis para compra no site Ticket Fácil, com valores que variam conforme o setor. Para o público paraense, foi disponibilizado um desconto especial de 50% nos ingressos para o show.

VEJA MAIS

Ney Matogrosso é o convidado desta semana no Tiny Desk Brasil

Altas Horas de hoje homenageia Caetano Veloso e traz convidados como Gil e Ney Matogrosso
O Altas Horas de hoje vai ao ar às 22h25, após a exibição da novela Vale Tudo. O programa é apresentado por Serginho Groisman.

'Secos & Molhados foi importante, mas os sentimentos ficaram para trás', diz Ney Matogrosso
O cantor abriu o coração sobre a formação original da banda e seus sentimentos

Promovido pelo SOS Pantanal, em parceria com o Governo do Pará, a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e o próprio Theatro da Paz, o evento busca chamar atenção para os impactos ambientais que ameaçam o bioma, especialmente os incêndios florestais recorrentes que afetam sua biodiversidade e comunidades locais.

Ícone da música brasileira e reconhecido internacionalmente por sua trajetória artística marcada pela ousadia e liberdade, Ney Matogrosso revisitará no palco clássicos de sua carreira e canções de grandes compositores brasileiros. No repertório, estarão músicas como “Orgulho”, “Nem Eu” e “Balada Triste”, interpretadas em formato intimista.

Em entrevista concedida por telefone ao Grupo Liberal, o artista explicou que o show não é um espetáculo temático, mas uma forma sensível de contribuir para uma causa urgente. “É um show que eu faço de vez em quando, voz e piano, com um repertório selecionado. Não é um show de protesto, é um show romântico. Mas ser romântico também inclui tudo isso: o Pantanal, as partes do nosso país e do nosso planeta”, afirmou o cantor.

O artista, nascido no Mato Grosso, também destacou a importância pessoal de participar dessa iniciativa. “A minha participação é fazer esse show com essa intenção. A gente tem que se preocupar, porque é um lugar que é muito ameaçado sempre”, disse, ao lembrar suas origens.

Ney comentou ainda sobre o formato do espetáculo, que considera um momento de entrega e emoção. “[Esse show] é diferente dos outros. É um repertório variado, tem músicas de Cartola e outras joias da nossa música”, contou.

Ações reais

Ney mantém uma trajetória reconhecida na defesa do meio ambiente e dos animais silvestres. O cantor transformou uma propriedade de sua família, localizada na Serra Fluminense, em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), criada para proteger remanescentes da Mata Atlântica e espécies ameaçadas, como o mico-leão-dourado. 

Ele também participou de campanhas e ações de conscientização, como a gravação da música “Defaunação”, produzida pela organização Proteção Animal Mundial para alertar sobre os riscos à fauna brasileira.

‘Secos e Molhados’

Quase cinco décadas após o auge do grupo ‘Secos e Molhados’, Ney Matogrosso e Gerson Conrad voltam a dividir os vocais em uma gravação inédita. A reunião faz parte da série documental “Primavera nos Dentes - A História dos Secos e Molhados”, que estreou no Canal Brasil em outubro, com reprises aos sábados e domingos.

Dividida em quatro episódios, a produção reúne imagens de arquivo, registros raros e entrevistas com artistas e colaboradores que acompanharam o grupo.

Dirigido e roteirizado por Miguel De Almeida e produzido por Marcelo Braga, o projeto revisita a trajetória de uma das bandas de rock mais marcantes da música brasileira. A série traz depoimentos exclusivos de integrantes da formação original,  como Willy Verdaguer (contrabaixo) e Emilio Carrera (piano).

A narrativa aborda ainda o impacto cultural e comercial do grupo, que chegou a superar Roberto Carlos em vendas e a atrair mais de 20 mil pessoas ao Maracanãzinho. A série também detalha as tensões internas que levaram ao fim da formação original, incluindo divergências financeiras relatadas pelo produtor Henrique Suster.

Sem a liberação das músicas clássicas por parte de João Ricardo, outro integrante da banda, a equipe optou por criar novas canções em homenagem aos fãs. Entre elas está “Ouvindo o Silêncio”, composta por Gerson Conrad e Paulo Mendonça e interpretada por Ney e Gerson no encerramento da série. A faixa ganhou um videoclipe especial, marcando um reencontro histórico da dupla quase 50 anos depois.

Programação SOS Pantanal em Belém

Seguindo a mesma proposta do show de Ney Matogrosso, o cantor e compositor pernambucano Lenine se apresenta na capital paraense,  no dia 21 de novembro, às 21h, no Theatro da Paz, em um espetáculo intimista.  Reconhecido por integrar música, poesia e consciência ambiental, o artista promete um repertório que conecta sua trajetória à temática socioambiental da conferência.

A noite também contará com a participação do músico indígena Eric Terena, que abrirá o espetáculo com uma performance que une batidas eletrônicas e cantos tradicionais, criando uma fusão sonora que valoriza a ancestralidade e a contemporaneidade da música indígena brasileira.