MENU

BUSCA

‘Raul Seixas, O Musical’ será apresentado neste final de semana em Belém a preços populares

A oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a intensidade, irreverência e lírica de Raul será a partir desta quinta (27) até domingo (30) na CAIXA Cultural Belém

Eduardo Rocha

Se você juntar alguns poucos versos de duas canções do cantor e compositor baiano Raul Seixas (1945-1989), consegue ter a dimensão do valor histórico e cultural da obra desse artista visceral no rock e na música brasileira. São eles: “Tente outra vez”, da canção que leva o mesmo nome, e    “Eu é que não me sento no trono de um apartamento com a boca escancarada, cheia de dentes, esperando a morte chegar”. Agora, preste atenção: a partir desta quinta-feira (27) até este domingo (30), às 19h, a CAIXA Cultural Belém, Porto Futuro II, recebe o espetáculo recebe o espetáculo “Raul Seixas, O Musical”, em que o ator Bruce Gomlevsky interpreta canções e expressa falas do Maluco Beleza. Só Bruce e o legado de Raul no palco.

“Raul Seixas, O Musical” já foi aplaudido por mais de 20 mil pessoas no ano que o cantor de “Gita” completaria 80 anos de idade. O espetáculo, com temporada patrocinada pela CAIXA e pelo Governo Federal, se passa durante uma noite insone onde o músico revisita sua história, compõe, reflete sobre sua arte e questiona os rumos do Brasil.

Arte que desafia o tempo

“Olha, é um desafio imenso interpretar o Raul Seixas, mas é muito instigante e é um privilégio muito grande poder interpretar um dos maiores artistas da música brasileira. É desafiador, mas é muito prazeroso ao mesmo tempo”, diz Bruce. Ele conta que já se apresentou no Theatro da Paz com o espetáculo “Renato Russo Musical”. “Eu fiz o Renato Russo por quase 20 anos e passei por Belém nesse teatro que é um dos mais bonitos do Brasil, o Theatro da Paz”, diz.

Bruce Gomlevsky  pontua que Raul Seixas tem como diferencial o fato de ele ser um pensador. “Além de ser um grande poeta, letrista, cantor, músico, ele é um filósofo, ele tem um pensamento muito contundente”. 

Toda a dramaturgia do espetáculo construída pelo Leonardo da Selva é 100% composta de textos que o Raul Seixas escreveu, como repassa Bruce Gomlevsky. “Então, além das músicas, o pensamento do Raul está no espetáculo, porque a dramaturgia é composta só de frases e textos que o Raul escreveu ou falou em vida”.

Para Bruce, as frases e músicas de Raul são o que esse artista tem de mais importante na obra dele. “Raul é um grande frasista e é um grande letrista, mas quem assistir o espetáculo vai ficar surpreso com o pensamento dele”, arremata o ator.

Para o diretor do espetáculo Leonardo da Selva: “O grande diferencial é que o espetáculo apresenta Raul Seixas a partir de suas próprias palavras. Além das 21 músicas do artista — e de influências como Little Richard, Beatles e Luiz Gonzaga — toda a dramaturgia foi construída exclusivamente com textos escritos por Raul (“livro “O Baú do Raul”, organizado por Kika Seixas). Isso revela um Raul filósofo, observador e profundamente inteligente. O público tem acesso não apenas ao ídolo, mas ao pensador por trás das canções”. 

“Embora seja um monólogo, a encenação é dinâmica: música ao vivo, projeções, imagens, sonoridades e mudanças de atmosfera constroem uma verdadeira viagem pela mente e pela obra do artista”, antecipa Leonardo. Ele destaca que Raul Seixas se mantém atual, porque suas ideias de liberdade, questionamento, contracultura e criatividade radical conversam profundamente com o mundo de hoje. 

“Encenar Raul em seu ano de 80 anos é reafirmar que sua obra é viva, pulsante e necessária. Seu legado é imenso: ele uniu rock, filosofia, humor, misticismo e crítica social de um jeito único na música brasileira. E continua dialogando com novas gerações que descobrem nele uma força rara e autêntica”, finaliza Leonardo da Selva.

 

Serviço:

Espetáculo: ‘Raul Seixas, O Musical’

Com Bruce Gomlevsky, direção de Leonardo da Selva

e direção musical de Gabriel Gabriel

De 27 a 30 de novembro de 2025

Quinta/Domingo - 19h

Sábado - 16h e 19h

Ingressos por dia: RS 30,00 inteira e R$ 15,00  meia

Na CAIXA Cultural Belém, no Porto Futuro II,

na av. Marechal Hermes, s/n, Armazém 6A

Informações: (91) 3397-9390

@caixacultural belém

Produção: Oito Cultural

Patrocínio: CAIXA e Governo do Brasil