MENU

BUSCA

Rabo do Peru vai levar o brega para o samba em Belém na Quarta-Feira de Cinzas

Término do Carnaval será marcado nesta Quarta-Feira de Cinzas pela saída do bloco Rabo do Peru, de Icoaraci, celebrando o tema ‘Belém, Capital Mundial do Brega

Eduardo Rocha

A folia do Carnaval só termina no Distrito de Icoaraci quando o Rabo do Peru sai pelas ruas na Quarta-Feira de Cinzas. Por isso, é grande a expectativa de foliões de diferentes idades não apenas em Icoaraci, mas também na Grande Belém para o agito do Rabo do Peru, que está previsto para começar na tarde desta quarta-feira (18). A festa vai se prolongar até o começo da noite, como repassa Marcos Antônio Soares Moraes, 72 anos, fundador e presidente do  bloco.

O Rabo do Peru garante o final do Carnaval nas ruas de Icoaraci há 31 anos. O bloco leva para as ruas este ano o tema “Belém, Capital Mundial do Brega”, “prezando por nossas raízes”, como diz Marcos. Ele relembra que em 2024  o bloco tornou-se patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará. “Além do desfile, o Rabo do Peru desenvolve projetos sociais ao longo do ano, para celebrar com a comunidade o Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, de Cosme e Damião e outras ações”, pontua o presidente.

 O bloco surgiu a partir da iniciativa de amigos. Marcos conta que ele e outros amigos haviam tomado cerveja, em plena Quarta-Feira de Cinzas em 1996, e em dado momento decidiram tomar banho na área do Porto do Uxi, no Paracuri. Eles saíram caminhando e, pelo caminho ouviam brados de pessoas com quem cruzavam do tipo “Vão trabalhar!”. No ano seguinte, fizeram isso de novo e, no terceiro ano, já eram 100 pessoas nessa caminhada. 

Notaram que faltava um nome para o grupo. Raimundo André, cunhado de Marcos, foi quem nomeou o bloco em Icoaraci. Esses e outros foliões ouviam muito se falar do Rabo do Galo, que saía da antiga casa O Lapinha, no bairro da Condor, até o Bar do Parque, no bairro da Campina, centro de Belém. Então, André sugeriu o nome Rabo do Peru.

O bloco hoje é uma atração consolidada em Icoaraci. Moradores ficam no aguardo da saída do Rabo do Peru, ainda naquele clima carnavalesco que vem desde a semana anterior. 

Nos últimos dias, os preparativos para colocar o bloco na rua foram intensos. Pintura geral no símbolo do bloco e organização da alimentação aos brincantes foram algumas das medidas adotadas pela coordenação do Rabo do Peru.  O símbolo do bloco mede cerca de cinco metros de altura, tem 2,70 metros de largura e quatro metros de comprimento,

Na folia

A concentração dos brincantes do Rabo do Peru se dará às 11h na travessa Soledade, entre Manoel Barata e Padre Júlio Maria. Por volta das 12h, será servida uma sopa “do jeito” para os foliões, a “Sopa do Peru”. 

Em torno das 14h, o Rabo do Peru vai sair pelas ruas. O bloco seguirá pela travessa Soledade, dobrará na rua 15 de Agosto (4ª Rua) e segue até a esquina com a rua Lopo de Castro. Ao chegar nesse local, 

o bloco vai parar e os brincantes irão permanecer no local até as 19h. Serão cerca de cinco horas de festa.

O Rabo do Peru deve mobilizar em torno de 300 mil pessoas entre brincantes e moradores de Icoaraci que conferem tudo do bloco na Quarta-Feira de Cinzas. O bloco vai contar com um trio-elétrico da Prefeitura de Belém com duas atrações (Limalê e DJ Victor Rock Doido); um trio do próprio bloco, quatro carretinhas e quatro sons automotivos. O Rabo do Peru vai contar com apresentações dos cantores Portal do Arrocha, Gabyzinha do Arrocha, Cláudio Lúcio, Ivaldo Lima, Luana Bronze, Mestre Boribori e outros, num total de 12 atrações regionais. 

Na festa, o público vai poder apreciar um pouco de tudo, ou seja, ritmos variados para não deixar ninguém parado no meio da rua. Vale ir com ou sem fantasias carnavalescas, o importante da proposta do bloco é que as pessoas possam se divertir a valer antes do retorno ao trabalho na quinta-feira (19). Fundamental também é cada um prezar pela segurança de todos, sem excessos e sempre pensando na brincadeira final deste período oficial de Carnaval.

Um forte esquema de segurança será montado durante a programação. Serão mobilizados policiais das Polícias Militar e  Civil e da Guarda Municipal e mais agentes de Trânsito. 

“O bloco gera empregos e atrai turistas para Icoaraci. O Rabo do Peru é hoje o maior bloco do Norte, quiçá do Brasil, que sai sozinho na Quarta-Feira de Cinzas”, destaca Marcos Soares. O acesso ao bloco é gratuito. 

Marcos Soares não tem dúvida sobre o que o motiva a garantir o bloco Rabo do Peru nas ruas. “Só é feliz que faz os outros felizes”, diz.  “Eu sou que nem urubu do Ver-o-Peso, gosto de estar no meio do pitiú”, arremata, já no clima para a saída do bloco.

 

Serviço:

Saída do bloco Rabo do Peru, de Icoaraci

Concentração dos brincantes às 11h,

na travessa Soledade, entre Manoel Barata e

Padre Júlio Maria

Sopa será servida aos foliões às 12h

Saída do bloco: 14h

Percurso: Soledade, 15 de Agosto e esquina

com a Lopo de Castro

Festa no local seguirá até as 19h

Acesso gratuito