Público pode conferir mostra 'Sendas', com trabalhos de Rose Maiorana, até 17 de julho em Belém
Exposição terminaria no dia 5, mas foi prorrogada, e, assim, público tem mais tempo para conferir 26 trabalhos sobre temas diversos em técnicas variadas que propõem reflexões sobre ângulos da existência de seres vivos, em especial, na Amazônia
Um momento nunca se repete, por isso o contato do público com as artes plásticas é único e, em particular, do artista na confecção de cada obra. Envolvida com a arte desde criança, a artista plástica paraense Rose Maiorana, vice-presidente do Grupo Liberal, lançou em 2021 sua primeira exposição individual e, desde então, não parou mais. Em 2024, ela ousou compartilhar esse amor com outros artistas e inaugurou a Galeria Rose Maiorana, no bairro do Marco. No dia 4 de junho de 2025, foi aberta a mostra "Sendas" para marcar um ano de funcionamento da Galeria. Essa exposição, com apoio da Porte Engenharia, Cerveja Caribeña e Grupo Liberal, seria encerrada neste sábado (5), mas foi prorrogada até o dia 17 deste mês.
Por meio de técnicas variadas, Rose Maiorana aborda temas diversos, como as raízes marajoaras do Pará, em dois quadros nos quais pode ser observado o grafismo característico da arte do Arquipélago do Marajó. No estilo figurativo, o público confere trabalhos como, por exemplo, uma bandeira do Pará em meio a árvores em uma floresta. Também pode ser contemplada uma sequência de plantas vitória-régia que formam um horizonte natural em plena Amazônia.
São também expostos trabalhos fundamentados no geometrismo. Outra atração em "Sendas" são pinturas no estilo abstrato, nas quais se destacam formas e a mistura de cores. Tudo construído de forma delicada mas também intensa, como sugere o próprio título da mostra: "Sendas", que significa caminho, vereda, rumo na vida, ou seja, traduz, em especial, muito da trajetória artística de Rose Maiorana, uma artista que se reinventa a cada exposição. Tanto que, para essa exposição, a artista confeccionou trabalhos exclusivos a partir das obras expostas em mostras anteriores dela. A curadoria e montagem da mostra são de Ana Laura Figueiró.
Conexões
Em 2021, Rose Maiorana fez sua primeira exposição individual intitulada "Explosão de Cores". Em sequência, em 2022, o público pôde conhecer duas novas mostras da artista: "Aflorar" e "Cores da Fé". A exposição "Amazônia Líquida", em parceria com o fotojornalista Tarso Sarraf, editor de Fotografia e Audiovisual do Grupo Liberal, surgiu para conquistar espaço além das fronteiras do Pará. Em 2024, a mostra "Profundo" marcou a abertura da Galeria Rose Maiorana, e, agora, "Sendas" celebra um ano de funcionamento desse espaço artístico em Belém.
A partir da exposição, Rose Maiorana propõe ao público um encontro com a arte a fim de que cada pessoa possa se renovar como ser. "A mensagem que desejo transmitir com essa exposição é que não há um único caminho certo — há sendas múltiplas, e todas são válidas, mesmo as que parecem incertas. Quero que o público sinta que pode se permitir vagar, explorar, recomeçar. Que a arte também pode ser esse espaço de respiração, de pausa e de reconexão com o próprio ritmo", ressalta.
"Mais do que uma mostra, 'Sendas' é uma comemoração do que construímos até aqui e uma inspiração para o que ainda está por vir. Que venham mais anos de arte, conexões e sentidos compartilhados", acrescenta Rose Maiorana.
Dentro desses primeiros 12 meses de existência, já passaram pela Galeria seis diferentes exposições: “Profundo”, de Rose Maiorana; “Arte, Moda e Sabor”, do Coletivo Mulheres da Amazônia (21 artistas); “Amazônia Líquida”, colaboração entre Rose Maiorana e o fotógrafo Tarso Sarraf; “Mares, Rios e Cores”, exposição nacional organizada pela Art100 Gallery (34 artistas nacionais, entre eles, Cintia Abravanel); “Olhais nossa Belém”, exposição de fotos de 10 fotojornalistas do Jornal O Liberal) e "Sendas”, exposição de comemoração de um ano da Galeria. Ou seja, neste primeiro ano de existência, a Galeria já possibilitou a exposição de obras de 65 artistas e a visita de um público de mais de 1000 pessoas.
A Galeria Rose Maiorana tem como missão promover o desenvolvimento e a valorização da cultura amazônica. Para isso, oferece um espaço aberto para a expressão artística em suas mais variadas formas. A Galeria visa apoiar novos talentos e proporcionar ao público uma experiência imersiva e transformadora por meio de exposições, eventos e iniciativas que conectam a arte com a comunidade. Em outras palavras, continuar proporcionando momentos únicos ao público diante da arte.
Serviço:
Exposição 'Sendas'
Da artista plástica Rose Maiorana
Na Galeria de Arte Rose Maiorana,
na travessa Perebebuí, 2195, no bairro do Marco, em Belém
Até 17 de julho
De segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h
Com entrada gratuita
Palavras-chave