MENU

BUSCA

Programação em Marapanim reúne grupos tradicionais de carimbó

Evento começa às 17h, com um cortejo que celebra os sete anos do reconhecimento do gênero como Patrimônio Imaterial do Brasil

O Liberal

O dia 11 de setembro de 2014 foi histórico para o Pará. Nessa data, há exatos sete anos, o carimbó foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, em votação unânime do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

O pedido de inscrição do ritmo e dança tradicional do estado no Livro de Registro das Formas de Expressão foi feito por diferentes grupos, entre os anos de 2008 e 2013. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) conduziu pesquisas para identificação do carimbó em diversos municípios paraenses.

Um deles foi o de Marapanim, que hoje comemora a data com a programação “Carimbó do meu Brasil”. Com início marcado para às 17h, haverá um cortejo pelas ruas saindo do portal da cidade em direção a sede do clube Bom Intento, onde está marcada uma live com a participação de vários grupos locais, transmitida pelas redes sociais do Movimento do Carimbó de Marapanim.


Um dos carimbozeiros mais conhecidos no município é o saudoso Mestre Bento, que dedicou anos de vida para manter viva a tradição do carimbó na cidade. Ele foi um dos fundadores do Grupo de Carimbó Raízes da Terra de Marapanim, uma das associações proponentes do registro celebrado hoje, juntamente com a Associação Cultural Japiim e a Associação Cultural Uirapuru.

Após a morte do mestre, o trabalho do grupo foi herdado por sua filha, Zuleide Alves, “carimbozeira e fazedora de cultura, além de presidente da Associação Cultural Raízes da Terra”, como ela mesma se define.

Atualmente, cabe a ela também a coordenação do Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro em Marapanim, que é suplente da salvaguarda do carimbó. “Fomos nós das três associações, com a Associação de Santarém Novo e a de São Benedito que assinamos o pedido pelo registro do carimbó como patrimônio. Então para nós é um orgulho dizer que também fazemos parte dessa história”, comemora.


Uma programação especial foi organizada para celebrar a data. “Vamos ter o cortejo saindo pelas ruas da cidade até chegar à sede do clube onde haverá um momento de fala dos representantes das associações proponentes pelo carimbó e logo após começam as apresentações. Teremos 15 grupos de carimbó e dois de dança”, cita.

Celebrar a data, segundo ele, é fundamental para reafirmar a importância e a contribuição desse marco para o fortalecimento da tradição cultural do carimbó dos mais de 40 grupos dedicados ao ritmo, ativos no município. “Manter viva essa tradição é motivo de gratidão para nós, porque isso é de grande importância para o nosso movimento aqui em Marapanim”, avalia.

Agende-se:

Programação “Carimbó do meu Brasil” em Marapanim
Data: 11/09, a partir das 17h
ransmissão pelas redes sociais do Movimento de Carimbó de Marapanim
Informações: (91): 98988-2598 /99820-8454

Palavras-chave