MENU

BUSCA

No dia do livro nacional a redação do Grupo Liberal dá dicas de livros

"Eu Receberia As Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios", de Marçal Aquino e "Rota 66, a polícia que mata" de Caco Barcellos estão na lista

O Liberal

No dia nacional do livro, 29 de outubro, a redação do Grupo Liberal selecionou algumas dicas de autores brasileiros. Entre os selecionados está "Eu Receberia As Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios" , "Nada mais importa", "Rota 66, a polícia que mata" entre outros.A data marca a fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, que abre espaço para a divulgação da literatura brasileira.

"Eu Receberia As Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios" - Marçal Aquino 

Dica de Lucas Costa- Caderno de Cultura

"É um dos romances mais envolventes e devastadores que já li, e carrega junto o calor com a bréa do Pará, onde a história se passa. Parece até que o Marçal Aquino passou a vida toda por aqui pela forma como consegue criar um ambiente que te coloca para dentro. Cauby e Lavínia, os protagonistas, são personagens fascinantes e cheios de camadas, cercados de outras figuras tão essenciais e complexas quanto eles; incluindo até um filósofo, citado quase sempre para justificar as loucuras do protagonista. É daqueles livros para devorar".

"Rota 66, a polícia que mata". Caco Barcellos

Dica de Bruna Lima - Caderno de Cultura

"Li o livro de Caco Barcelos na época em que eu era do caderno de polícia. A leitura é bastante instigante e faz a gente se sentir perto dos personagens. Pois mesmo quem não trabalha na cobertura de casos policiais, acompanha as notícias por meio das mídias. Caco se debruçou nas histórias com o compromisso de investigar crimes envolvendo policiais de São Paulo. E a principal reflexão que fiz com a leitura é de como as histórias, o comportamento e um padrão de violência se repetem no país".

 

image

"Crer ou não Crer" - Fábio de melo e Leandro Karnal

Dica de Bruna Lima - Caderno de Cultura


"O livro é curioso e traz, em alguns momentos, aquele tom de humor típico de pessoas inteligentes. A primeira impressão ao se deparar com o livro é que os dois autores vão ter sempre opiniões totalmente opostas ,já que se trata de um cristão e um ateu defendendo seus pontos de vista sobre o cristianimo. Mas durante a leitura percebi que os dois, em vários momentos, concordavam em muitos pontos levantados. Tem um momento do livro em que o padre Fábio de Melo chega a dizer que Leandro Karnal é mais cristão que ele". 


image
 

"Nada mais importa"- Junia Hayashi

Dica de Thainá Dias - Caderno de Cultura 

"Você já teve a sensação de estar sendo engolido pela vida? Ou então a impressão de que vive em uma confusão e não faz a menor ideia do que fazer para começar a colocar tudo em ordem? Esse livro foi uma descoberta pois muitos de nós temos a consciência de que precisamos ter comprometimento com nós mesmos, assim como devemos investir em um relacionamento com Deus, porém não sabemos  muito bem como fazer isso na prática. Nestas páginas, podemos compreender o que realmente importa na vida".

"De gênio e louco todo mundo tem um pouco" - Augusto Cury

Dica de Thainá Dias - Caderno de Cultura 

Bartolomeu e Barnabé são personagens que já estavam nos dois primeiros livros da saga O Vendedor de Sonhos. Neste livro, eles ganham o centro da narrativa e ficamos conhecendo quem são esses dois maltrapilhos que, um dia, se juntaram ao Vendedor de Sonhos para acompanhá-lo na sua luta para semear sonhos e fazer um mundo melhor. Bartolomeu e Barnabé são dessas pessoas que enfrentam a vida de maneira diferente: se metem em muitas enrascadas e fazem os outros pensarem em suas ações. Tão populares quanto os palhaços, eles também possuem um profundo lado trágico. A combinação desses dois lados é explosiva.

 

"Paulo e Estevão - espírito Emmanoel e psicografado por Chico Xavier.

Dica de Enize Vidigal - cederno de Cultura

"Paulo e Estevão", romance espírita ditado pelo espírito Emmanoel e psicografado por Chico Xavier. A história tem início pouco depois da morte de Jesus com o surgimento do cristianismo, que enfrentava a resistência dos judeus, que não acreditavam na divindade de Jesus. Estevão era judeu convertido, que foi perseguido e morto a pedradas sob o comando de Saulo, "doutor da lei" da sociedade da época. Saulo vem a ser a identidade original de Paulo de Tarso (apóstolo Paulo), que, arrependido, deixa de perseguir os cristãos e passa a pregar o cristianismo.

"Fazendo meu filme - Paula Pimenta

Dica de Amanda Martins - Estagiária

"Fazendo meu filme, da Paula Pimenta. Foi o primeiro livro que li e, por causa dele me apaixonei por ler e escrever, o que anos depois me trouxe ao jornalismo. Conta bastante da história (na verdade, é uma série de livros),porque é de uma adolescente brasileira que tem uma cotidiano como de qualquer outra jovem. Conforme tu vais lendo, acompanhas o amadurecer dela, o vestibular entrada na faculdade, o primeiro amor. Enfim, foi muito importante pra mim! É um livro que todo mundo deveria ler (apesar da capa ser bastante teen)"

image

"Cabeça Bipolar", de Tiago Júlio Martins

Dica de Victor Furtado - Coordenador de Atualidades


"Tiago Júlio, escritor, poeta e jornalista paraense, traz um relato muito delicado, sensível, em tom autobiográfico, sobre o que é transtorno bipolar. Ao longo da história pessoal, que passa pela infância, adolescência e início da vida adulta, o autor desenha quais são os sintomas, como é a vida de quem sofre com o transtorno e a jornada do tratamento que também não é fácil. Há humor, romance, drama, autoajuda e algo que considero um feito: a transformação em uma narrativa poética de um surto psicótico. É uma leitura fácil e muito explicativa sobre uma das muitas doenças da mente que seguem cercadas de preconceitos e desinformação."

 

"Torto Arado" - Itamar Viera Junior

Dica de Felipe Mello - Editor

"Para mim, Torto Arado é a melhor leitura deste ano, pois é um livro que fala de um Brasil rural  poucas vezes conhecido. Fala da cultura africana e de como ela influencia na nossa cultura. O Itamar consegue captar bem o dia a dia do povo da terra, um povo sem perspectiva, mas que ainda sim mantém a força e a esperança. É muito interessante como ele descreve a vida das duas irmãs. É um livro incrível e um dos melhores que li nos últimos tempos de produção nacional"