Morre Mestre Damasceno: Governo do Estado decreta 3 dias de luto e divulga local do velório
Mestre da cultura marajoara e amazônica, Damasceno faleceu aos 71 anos de idade na madrugada desta terça (26)
Em nota na manhã desta terça-feira (26), a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) divulgou que o velório de Mestre Damasceno, falecido na madrugada de hoje, será realizado no hall do Museu do Estado do Pará, a partir das 16h. A Secult informou também que, em homenagem à contribuição dada por Mestre Damascendo à cultura do Pará e da Amazônia, o Governo do Pará decreta luto oficial de três dias.
No documento, a Secult externou que "lamenta profundamente o falecimento de Mestre Damasceno, ocorrido nesta terça-feira (26), em Belém. Ícone da cultura marajoara e referência do carimbó, Mestre Damasceno deixa um legado imensurável de saberes, histórias e ensinamentos que seguirão inspirando gerações".
"Em 2025, foi homenageado na 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em reconhecimento à sua trajetória dedicada à cultura popular do Pará e do Brasil. Neste mesmo ano, recebeu a Ordem do Mérito Cultural, a mais alta honraria concedida pelo Ministério da Cultura, e foi um dos compositores do samba enredo que a escola de samba Grande Rio levou para a Sapucaí, celebrando a força da encantaria e do Pará", é destacado na Nota.
"A Secult se solidariza com familiares e amigos e informa que o velório será realizado no hall do Museu do Estado do Pará, a partir das 16h. O Governo do Pará decreta luto oficial de três dias", é repassado na Nota da Secult.
Palavras-chave