MENU

BUSCA

Livro reúne olhares das experiências antropológicas e religiosas

Hermes de Souza Veras estreia com livro 'O Sacerdote e o Aprendiz: Antropologia de um Terreiro Amazônico', onde apresenta sua tese de mestrado

Lucas Costa

Cearense radicado no Pará, o antropólogo Hermes de Sousa Veras estreia na literatura apresentando “O Sacerdote e o Aprendiz: Antropologia de um Terreiro Amazônico", pela editora Letramento. A obra está atualmente em pré-venda, pelo site da editora.

A publicação é fruto da dissertação de mestrado de Hermes, escrita entre 2013 e 2014, período em que esteve no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará. Trata-se de uma etnografia, uma pesquisa antropológica junto ao Terreiro de Mina Deus Esteja Contigo, localizado em Ananindeua.

“Eu produzi a etnografia baseado muito na história de vida do Pai Álvaro, e também fazendo a descrição dos rituais e eventos públicos mais significativos do terreiro. Depois que eu defendi, em 2015, a dissertação foi divulgada, mas depois ficou ali quieta”, conta o autor.

A oportunidade para transformar o trabalho em livro surgiu em 2019, quando Hermes já trabalhava em uma nova pesquisa, no município paraense de São João de Pirabas. Neste período ele ficou sabendo da chamada da editora Letramento para produções originais, e decidiu inscrever sua dissertação. O trabalho foi aprovado.

Hermes explica que o livro traz uma versão adaptada da pesquisa. “É parecido, tem todo o material da dissertação, mas mudei algumas coisas, passou por um processo de preparação e revisão, e também conversei novamente com o Pai Álvaro. Nas visitas ao terreiro conversando com ele , fazendo consulta também aos jogos de búzios, porque ele usou muito durante minha pesquisa e acabou sendo incorporado na escrita. É uma das formas que usamos para estabelecer uma relação entre mim e ele, por isso o título ‘O Sacerdote e o Aprendiz’, porque o livro e a pesquisa baseados muito nessa relação, entre uma pessoa fazendo uma pesquisa antropológica e um pai de santo experiente na área das religiões de matriz africana”, diz.

Hermes de Souza Veras é cearense, formado pela Universidade Estadual do Ceará. ele mudou-se para Belém para realizar o mestrado; em seguida foi para Porto Alegre para um doutorado. Atualmente mora em Ananindeua, e “O Sacerdote e o Aprendiz” é seu livro de estreia. Além da carreira na academia, Hermes também escreve contos e crônicas na internet. Seu segundo livro, inclusive, desta vez de poesias, tem lançamento previsto ainda para este semestre.