Jornalista paraense Lissânder Dias lança livro em São Paulo
'O Cotidiano Extraordinário' reúne crônicas de um olhar atento sobre os instantes da vida.
O jornalista paraense Lissânder Dias lança em São Paulo, no próximo domingo, 20, o livro de crônicas “O Cotidiano Extraordinário” (W4 Editora, SP). Natural de Belém, criado em Igarapé-Açu, Nordeste do Estado, e radicado em Maringá, no Paraná, o autor reúne 71 textos que traduzem o seu olhar de valorização sobre temas do cotidiano em uma abordagem de inspiração espiritualizada.
A versão em e-book está disponível nas plataformas de Market place em coedição com a Editora Ultimato, MG, e também no site da W4.
Formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com passagens pelas rádios Liberal e Cultura, Lissânder Dias aprimorou o olhar jornalístico como editor de artigos do portal Ultimato, de Minas Gerais, estado onde residiu por 15 anos, e também como editor de livros e assessor editorial numa universidade do Paraná, que, pela primeira vez, assina a própria publicação.
“O Cotidiano Extraordinário não é um livro proselitista, que fale de Deus ou traga pregações, mas trabalha a partir de cosmovisão cristã, o meu olhar sobre a vida com percepções sobre Deus”, define o autor. O objetivo do escritor é conduzir o leitor no treino de um olhar mais atencioso para a vida, a existência e o instante.
“O instante é a grande chave para o segredo da vida, que está a nossa frente, mas, muitas vezes, não vemos porque a vida é acelerada e também possui muitos estímulos e distrações, que fazem a gente perder a essência de uma vida com significado”, define.
O livro reúne crônicas publicadas ao longo de 16 anos no blog pessoal “Fatos & Correlatos”. O texto que dá nome ao livro, por exemplo, foi feito a partir de uma observação do comportamento de pessoas transitando na Avenida Almirante Barroso, em Belém. “Me deu uma vontade grande de escrever e sobre o jeito das pessoas andarem, a rapidez, a falta de pessoalidade, as pessoas não se olhavam. Minhas crônicas tem teor existencialista sobre autoconhecimento”, recorda.
Escrever sobre a vida a partir do instante fez Lissânder Dias reunir textos inspirados em temas diversos, por exemplo, na paternidade, no luto sobre a perda do próprio pai, sobre viagens à África do Sul e São Paulo, sobre a observação do comportamento humano nas ruas e sobre o próprio ato de escrever. “Prezo muito a estética da linguagem, trazendo o estilo poético e filosófico. Faço paráfrases com metáforas bíblicas”, conta.
Infância
Lissânder recorda que cresceu numa cidade pequena do interior, onde os pais, ambos professores, o instigaram à leitura e, daí para a escrita, foi um passo, dado ainda na infância. “O fato de eu ter ido para a universidade aos 16 anos, em Belém, foi um impacto muito positivo para meus amigos de escola e para a minha cidade. São transformações que a educação traz. E, agora, o lançamento do meu livro repercutiu em Igarapé-açu. Várias pessoas me procuraram parabenizando, principalmente, educadores”, conta o autor, que ainda não tem previsão de quando lançará a obra no Pará.
Em São Paulo, o lançamento de “O Cotidiano Extraordinário” será no próximo domingo, 20, a partir das 15h, na Livraria Martins Fontes, na Av. Paulista.
Palavras-chave