Instituto Cultural Vale promove curso gratuito para fazedores de cultura e artistas
Um dos cursos já começa nesta terça-feira (22). Para participar, acesse o site do Instituto Vale.
Produtores e fazedores culturais que queiram saber mais sobre a Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC) vão poder fazer o curso gratuito, on-line, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). As aulas começam nesta terça-feira (22) e ocorrem pelo canal do youtube do Instituto Cultural Vale. Para participar, acesse a partir de hoje.
O curso vai até 20 de julho, ao vivo pelo YouTube do Instituto Cultural Vale. E no dia 27 de julho, haverá uma live para esclarecimento de dúvidas. Os participantes receberão um certificado de conclusão. As aulas serão gravadas e disponibilizadas posteriormente no YouTube do Instituto Cultural Vale.
O módulo 1 vai tratar sobre “Conceitos e Premissas da Lei Federal de Incentivo à Cultura”. O módulo 2 sobre “ O Sistema Salic e a Elaboração da Proposta Cultural”. O módulo “Planejamento Técnico do Projeto”, o módulo 4 “Elaboração do Orçamento” e o módulo 5 “Gestão e Prestação de Contas”.
Os participantes também terão a possibilidade de acessar o conteúdo da edição realizada em 2020, que consiste em cinco módulos com videoaulas gravadas e um manual, disponibilizados em institutoculturalvale.org. As principais perguntas e respostas sobre a formatação e o cadastro dos projetos também serão disponibilizadas no site do Instituto Cultural Vale.
Todo o conteúdo foi elaborado para apresentar, de maneira didática e interativa, como formatar e cadastrar um projeto.
O conteúdo foi desenvolvido por Henilton Menezes, ex-Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura e autor do livro “A Lei Rouanet muito além dos (f)atos” (Editora Loyola, 2016), e Suellen Moreira, especialista em gerenciamento de projetos e consultora em elaboração e captação de recursos para projetos por meio de leis de incentivo.
“O Instituto Cultural Vale busca democratizar o acesso e fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas brasileiras, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Esperamos que, com esta iniciativa, mais produtores culturais possam estruturar seus projetos, onde quer que estejam e a qualquer tempo”, afirma Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale.
A formação em elaboração de projetos para cadastro na Lei Federal de Incentivo à Cultura é gratuita. Para participar, acesse institutoculturalvale.org, a partir de 22 de junho.
Mais oportunidade
As inscrições para o Curso de Introdução à Regência do Programa Vale Música, que será desenvolvido de forma remota, seguem até 14 de julho, por meio do preenchimento do formulário digital disponibilizado no site da Estação Conhecimento de Serra. Neste site o candidato terá acesso ao edital com as normas e objetivos do curso, bem como a lista de palestrantes com os respectivos temas a serem abordados.
Ao todo serão disponibilizadas 300 vagas gratuitamente para estudantes de música, músicos formados e regentes de bandas, orquestras, corais e big bands, entre outras formações musicais. Desse total, 160 vagas serão destinadas para o público em geral, 40 para alunos do Projeto Vale Música Serra e 100 para os acordos de parceria estratégica do Programa Vale Música, a exemplo do projeto Vale Música Belém.
O conteúdo curricular será dividido em 30 encontros, realizados sempre aos sábados, das 13h às 17h. O curso oferecerá certificação para os alunos que cumprirem todas as condições exigidas em sua estrutura pedagógica, como frequência mínima de 75% e participação nas atividades propostas dentro do prazo estipulado.
Palavras-chave